Carnaval exige atenção à alimentação para garantir energia durante a folia, orienta professora de Nutrição

Carnaval exige atenção à alimentação para garantir energia durante a folia, orienta professora de Nutrição

Cuidados simples ajudam a manter a disposição e evitar desconfortos ao longo dos dias de festa

Carnaval exige atenção à alimentação para garantir energia durante a folia, orienta professora de Nutrição

Tontura, náusea, cãibras, queda brusca de energia, desidratação, indisposição no dia seguinte e até piora da ressaca estão entre os problemas mais comuns enfrentados por quem descuida da alimentação e da hidratação durante o Carnaval.

Para garantir disposição e bem-estar ao longo dos dias de festa, “cuidados simples com o que se come e se bebe fazem toda a diferença”, destaca a nutricionista Mayara Martins, professora do curso de Nutrição da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.

A preparação começa ainda no período que antecede o Carnaval. Segundo a especialista, apostar em alimentos que garantam energia de forma gradual e fortaleçam o organismo é essencial para enfrentar a maratona de blocos e eventos.

“Carboidratos complexos, como arroz integral, batata-doce e pães integrais, são fundamentais para garantir resistência, enquanto as proteínas, presentes em carnes magras, ovos e leguminosas, auxiliam na recuperação muscular. Além disso, minerais como potássio e magnésio, encontrados em bananas, abacates e espinafre, ajudam a evitar cãibras e mantêm o bom funcionamento do organismo”, explica Mayara.

Já durante os dias de folia, a orientação é optar por refeições leves e práticas, que ajudem a manter a disposição sem causar desconfortos digestivos. “Opções leves e nutritivas, como frutas frescas, sanduíches integrais e proteínas magras, são indicadas para manter o equilíbrio sem sobrecarregar o organismo”, diz a docente de Nutrição da UnP.

Alimentos processados

Outro ponto de atenção é o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, frituras e doces, bastante comuns durante o Carnaval. Esses produtos, além de pobres em nutrientes, podem provocar sensação de cansaço, inchaço e dificuldades digestivas. O consumo de doces e refrigerantes, por exemplo, costuma gerar um pico de energia rápido, seguido de queda acentuada, o que resulta em fadiga. “O excesso de frituras e industrializados sobrecarrega o sistema digestivo e pode causar desconfortos como azia e indigestão”, orienta Mayara.

Hidratação e o consumo de álcool

A hidratação também merece cuidado especial, principalmente devido às altas temperaturas e ao aumento da atividade física típica do período. Além da água, frutas como melancia, laranja e abacaxi ajudam a repor líquidos e fornecem vitaminas importantes. A água de coco é outra aliada, pois ajuda a recuperar eletrólitos perdidos pelo suor, favorecendo a manutenção da energia ao longo do dia.

O consumo de bebidas alcoólicas, comum nas festas, exige moderação. Alternar as bebidas alcoólicas com água e manter uma alimentação equilibrada antes e depois da ingestão são medidas que ajudam a reduzir os impactos no organismo e a evitar a desidratação. “Manter o corpo hidratado e bem nutrido é essencial para atravessar os dias de folia com mais disposição e bem-estar”, reforça a professora.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber