Consultas e exames são afetados por greve em hospitais universitários
A greve de servidores vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) já provoca impactos no atendimento em hospitais universitários do Rio Grande do Norte. A paralisação foi iniciada na última segunda-feira (30) e afeta consultas, exames e cirurgias eletivas, que passaram a funcionar de forma parcial.
No estado, o movimento atinge unidades como o Hospital Universitário Onofre Lopes, a Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Universitário Ana Bezerra. Apesar da paralisação, os trabalhadores mantêm equipes mínimas para assegurar o funcionamento de serviços considerados essenciais, como unidades de terapia intensiva.
A greve tem caráter nacional e foi aprovada em assembleias realizadas em mais de 45 hospitais da rede administrada pela Ebserh. Entre as principais reivindicações apresentadas pela categoria estão o reajuste salarial e a reposição de perdas acumuladas, estimadas em cerca de 25%, além de melhorias em benefícios, como o vale-alimentação.
Com a redução das atividades, pacientes já enfrentam alterações no atendimento. Consultas e exames estão sendo remarcados, em alguns casos com previsão de realização em prazos mais longos. Usuários do Sistema Único de Saúde relatam dificuldades para dar continuidade a tratamentos, especialmente aqueles que dependem exclusivamente da rede pública.
De acordo com representantes do movimento, a paralisação ocorre após um período de dois anos de negociações sem avanços. A categoria informou que rejeitou proposta apresentada com base na inflação e mantém a reivindicação por medidas que contemplem as demandas apresentadas.
Enquanto a greve segue em andamento, não há previsão para a retomada integral dos atendimentos nas unidades afetadas.
Foto: Cícero Oliveira/AgecomUFRN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







