O ministro do Turismo, Gilson Machado, fará uma visita nesta segunda-feira (12) as obras do Complexo Cultural da Rampa. Ele será acompanhado por uma comitiva da governadora Fátima Bezerra (PT) para conhecer o espaço, que deverá ser um dos principais museus do Rio Grande do Norte.
A obra tem 99% de conclusão, e deverá ser entregue nas próximas semanas. Localizada no bairro de Santos Reis, zona Leste de Natal, o valor total da obra é de R$ 8,2 milhões, e teve início em 2013.
No espaço, estarão disponíveis os prédios do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador, que passam por pequenos retoques de manutenção de pintura. Segundo a Secretaria de Infraestrutura (SIN), pasta resposável pela obra, também estão sendo finalizados detalhes em pintura da área do deck e nos píeres, às margens do Rio Potengi. Após a entrega da obra, o Complexo será gerido pela Secretaria Estadual de Turismo, que ficará responsável inclusive pelo acervo.
Rampa sediou encontro na 2ª guerra mundial
A Rampa é uma antiga estação de passageiros e de transporte de correspondências, utilizada como base para receber hidroaviões. O local foi palco de um encontro histórico para Natal. Em 28 de janeiro de 1943, quando o mundo vivia os temores da Segunda Guerra Mundial, o presidente da República, Getúlio Vargas, e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, se encontraram em Natal para discutir a participação brasileira na guerra. O encontro, celebrado como a “Conferência do Potengi” aconteceu na Rampa, e resultou na transformação da Rampa em uma base aérea militar utilizada durante a Segunda Guerra Mundial sendo utilizada até 1944.
O Complexo Cultural da Rampa irá guardar fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, que colocou Natal nas páginas dos livros de história. A capital potiguar recebeu a maior base dos Estados Unidos fora do território norte-americano à época e a Rampa teve participação importante no acordo com os americanos. O museu terá fotos, artefatos e utensílios usados pelos soldados.
Governadora conversou com vereador sobre o tema
Na última semana, a governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu o vereador Hermes Câmara (PTB) para tratar sobre pautas referentes ao turismo da capital. Hermes é presidente da Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo na Câmara Municipal de Natal. Segundo o vereador, um dos temas abordados na conversa foi a conclusão das obras do Complexo Cultural Rampa. Segundo Fátima, o espaço vai abrigar o Museu da Rampa e Memorial do Aviador, e deverá se tornar um dos mais importantes equipamentos históricos, culturais e turísticos do RN.
“Isso é muito bom, e vai contribuir muito com nossa cidade e com nosso estado. No turismo, na cultura, na economia. E é preciso destacar que a questão econômica tem uma enorme influência com o avanço da vacinação”, afirmou o vereador Hermes Câmara na ocasião.
Foto: Raiane Miranda
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.