Em Cuba, família diz que jovem de 17 anos foi condenada a 8 meses de prisão após protestos

Image

Gabriela Zequeira, uma adolescente de 17 anos, foi condenada a oito meses de prisão em um dos julgamentos sumários que ocorreram em Cuba após protestos recentes contra o governo, segundo relatos de sua mãe e de um centro de apoio legal. De acordo com os relatos, Gabriela Zequeira recebeu a sentença de prisão na quinta-feira (22) depois de ser julgada por cerca de seis horas por “desordem pública” junto a outros 11 réus. A mãe de Gabriela, mãe Yoanis Hernández, testemunhou o julgamento.

Yoanis afirma que não sabe para onde sua filha foi transferida após o julgamento, que em sua opinião foi realizado sem apresentar provas de que a filha tenha participado das manifestações em Cuba no último dia 11 de julho.

“Quando o julgamento acabou, eles me deixaram vê-la por três minutos. A única coisa que pude fazer foi abraçá-la e beijá-la, mais nada”, disse Hernández à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC. “Ela me disse: ‘Mamãe, fique firme, nada vai acontecer comigo, mas eu vou recorrer’. Ela sabe que não fez nada”, continuou ela.

O Cubalex, grupo independente de advogados cubanos que acompanha as prisões e julgamentos sumários na ilha pelos protestos, confirmou que Zequeira foi condenada por um tribunal.

Foto: Reprodução/Arquivo familiar

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’
Pular para o conteúdo