“Dirijo-me em especial aos brasileiros que estão com a segunda dose em atraso.”, disse Queiroga em pronunciamento oficial.
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo para que os brasileiros que já tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus completem a imunização e tomem a segunda dose. A fala ocorreu durante um pronunciamento do ministro em cadeia nacional de rádio e televisão, transmitida na noite desta quarta-feira, 28.
O pedido de Queiroga veio ao final do seu discurso, após enaltecer o trabalho do governo federal no combate à COVID-19 no Brasil. “Dirijo-me em especial aos brasileiros que estão com a segunda dose em atraso. Peço que busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose, pois a sua imunização só estará completa após a conclusão do esquema vacinal”, disse o ministro.
Em sua fala, Queiroga também fez um balanço da vacinação em todo o país até o momento. “100 milhões de brasileiros tomaram ao menos a primeira dose da vacina contra a COVID-19. O Brasil ocupa hoje a quarta posição no ranking mundial de pessoas que tomaram a primeira dose e o quinto lugar em relação às pessoas totalmente imunizadas. Com mais de 63% da população adulta vacinada com a primeira dose, registrando uma queda expressiva de 40% no número de casos e óbitos em apenas um mês”, disse.
No pronunciamento, Queiroga também informou que o Ministério da Saúde prevê fazer a imunização de todos os brasileiros maiores de 18 anos até o final de setembro. Essa previsão leva em conta a aplicação da primeira dose do imunizante, segundo o ministro – a maioria das vacinas que podem ser usadas no Brasil são aplicadas em duas doses, com um intervalo de tempo que varia entre 21 dias e 3 meses.
Foto:
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.