Após denunciar motorista em faixa exclusiva de ônibus e bicicleta, ciclista é agredido no trânsito de Natal

Ciclista é agredido após denunciar homem que invadiu faixa exclusiva compartilhada

Um ciclista de 33 anos foi agredido, nesta quarta-feira (11), após denunciar a um agente de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) que um motorista estava trafegando de maneira indevida na faixa exclusiva compartilhada entre ônibus e bicicletas da Av. Prudente de Morais. Segundo matéria da Agência Saiba Mais, Marcos, de 33 anos, que também é motorista e motociclista, utilizava a bicicleta hoje se deslocando a uma agência bancária no Tirol.

Segundo a matéria, ele percebeu, ao pedalar na faixa exclusiva na qual deveria estar, que um carro o estava pressionando para que saísse do local e subisse na calçada. “Estava pedalando em ritmo médio e a partir do cruzamento da Comjol, na Prudente, até o cruzamento com a Amintas Barros, percebi que esse motorista, que estava num carro vermelho com adesivo no capô, ficava colado na minha roda traseira, pressionando para que eu subisse a calçada”, afirmou Marcos.

“Pelo código de trânsito, calçada é para pedestres e eu me mantive no meu direito ali. Logo em seguida vi um agente de trânsito, ele também percebeu e voltou para a faixa correta, que é onde deveria estar desde o início”, continuou o homem, que é advogado. O ciclista aproveitou a presença do agente e repassou a denúncia do que estava acontecendo. Nesse meio tempo, como voltou para a faixa de veículos comuns, o carro ficou preso no trânsito, que estava congestionado.

“Enquanto falava com o agente, o carro foi se aproximando e eu apontei para o motorista para dizer quem estava me perseguindo no trânsito em decorrência da invasão da faixa exclusiva. O guarda não deu muita atenção, parecia que já estava indo embora, e o motorista também não se manifestou. Segui meu caminho e mais à frente, cerca de 400 metros depois, esse mesmo motorista tinha estacionado o carro na calçada e estava parado, me esperando. Quando ia passando, ele abriu a porta já me xingando, extremamente alterado, e perguntando o que eu tinha dito ao agente. Ele partiu para agressão física e quando vi que iria fugir, peguei a chave do carro dele para esperar a polícia chegar”, relata.

O advogado fez um boletim de ocorrência na delegacia e, nesta quinta (12), também fez exame de corpo de delito no Itep.

“Fui em busca de filmagens das câmeras de segurança do comércio na região e o pessoal comentou que foi um ataque covarde de uma pessoa em fúria. Ele acabou machucando até a própria mulher durante as agressões”, lamenta Marcos. Durante todo o tempo em que tem utilizado a bicicleta como meio de transporte, Marcos conta que apenas em 2011 tinha passado por situação semelhante, quando um motorista bêbado buzinou insistentemente para que o ciclista saísse da rua, localizada no nobre bairro do Tirol.

“No sinal, eu fui tirar satisfação porque ele buzinou e jogou o carro pra cima de mim. O motorista saiu de forma violenta. Um rapaz apareceu pra me ajudar e o condutor do veículo fugiu. Digo que ele estava bêbado porque os sinais eram visíveis no momento em que saiu do carro”, relata Marcos, que segue com sua rotina normal sobre as duas rodas, apesar dos episódios.

“De certa forma consigo usar [a bicicleta] com tranquilidade, pois a gente adota técnicas pra evitar acidentes ou manobras egoístas de alguns motoristas. Os mal educados são minoria”, avalia Marcos, que preferiu não ter a imagem divulgada para evitar uma maior exposição.

Foto: Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’
Pular para o conteúdo