Violência a motoristas da empresa 99 no RN tem redução de 66%

Violencia a motoristas da empresa 99

O aplicativo de mobilidade 99 reduziu em 66% as ocorrências de segurança na plataforma, relativas a violência contra motoristas, por milhão de corridas, no Rio Grande do Norte. Segundo a plataforma, o estado ocupa a primeira colocação destacada no Balanço da empresa referente ao primeiro semestre de 2021.

Na sequência, os estados que tiveram maior redução foram Roraima (-57%), Sergipe (-51%), Acre (-50%), Minas Gerais (-49%), Rio de Janeiro (-30%) e São Paulo (-26%). Também houve redução de casos nos estados da Paraíba (-31%), Alagoas (-20%), e Bahia (-19%). O Acre também registrou queda nos índices de violência contra motoristas no estado, com diminuição de 37%, no mesmo período.

A redução nacional foi de 20% nesse segmento, por milhões de corrida. A redução de todos os incidentes na plataforma, envolvendo motoristas e passageiros, em nível nacional, foi de 4%.

O aplicativo afirma que a melhoria nos índices de casos graves é resultado de investimentos contínuos em tecnologia de ponta, com sistemas preventivos e ferramentas de proteção. Nos últimos dois anos foram investidos R$ 70 milhões em segurança, com destaque para o lançamento de inteligências artificiais inéditas.

“Os motoristas são as maiores vítimas da violência em corridas de aplicativo, e foi pensando nisso que desenvolvemos inteligências artificiais que protegem especialmente os condutores”, diz Tatiana Valle, diretora de Segurança da 99. “Elas são as maiores responsáveis pela redução”.

Conheça as inteligências artificiais

Recém-lançadas, as tecnologias analisam padrões de comportamento para identificar riscos e preveni-los, reduzindo o índice de ocorrências. A primeira se chama Hércules e verifica padrões de comportamentos de risco, bloqueia a chamada e só a libera após validação de dados do passageiro. A segunda, Cubo, age para evitar que motoristas sejam direcionados para áreas com indícios de violência.

Enquanto isso, o Monitoramento de Corridas detecta comportamentos anormais como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto e alerta a Central de Segurança do app, que toma medidas como avisar a polícia. Todas elas atuam em conjunto para aumentar a segurança dos condutores.

Outras novidades de segurança

Escutando os motoristas através de entrevistas e pesquisas, a 99 anunciou ainda, em maio, as funcionalidades mais desejadas e eficazes para incrementar a segurança. Os maiores pedidos foram por mais informações dos passageiros, com 45% das solicitações, e aprimoramento das áreas de risco, com 54%.”

Uma delas é a Validação de Acesso, que utiliza uma solução de prevenção de fraude da Serasa Experian para verificar se os usuários são os donos dos CPFs informados por meio de um questionário. Outra é a Digitalização de RG, que faz a checagem instantânea de documentos de identidade. Além disso, a empresa implementou um novo modelo de Mapeamento de Áreas de Risco que permite aos condutores colaborar com a identificação dessas regiões, além de ter seu zoneamento dinâmico, variando de acordo com fatores como a hora do dia.

Além dessas novidades os usuários continuam contando com as Câmeras de Segurança embarcadas nos carros, que possuem lentes “olho de peixe” e modo noturno que permitem captar todo o interior do veículo. O dispositivo acompanha um botão de emergência que pode ser acionado a qualquer momento e se conecta à Central de Segurança, uma equipe de profissionais especializados, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Outras ferramentas incluem gravação de áudio, compartilhamento de rota, botão de ligar direto para polícia, atendimento emergencial humanizado e um seguro contra acidentes pessoais para todos os usuários.

Mais ferramentas que ajudam a diminuir a violência a motoristas da 99:

Hércules: verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas, analisando fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários. Por exemplo, passageiros novos solicitando veículos de madrugada, em áreas isoladas e que estão repetidamente chamando, cancelando e alterando a rota podem ser indício de que se trata de um criminoso escolhendo a vítima.

Em menos de um segundo, a inteligência artificial atribui uma pontuação à corrida. Em casos de alto risco, são solicitados documentos e validações adicionais antes da conexão — o usuário pode ser convidado a inserir o cartão de crédito no sistema ou tirar uma foto de seu próprio rosto. Se a identidade for validada, o motorista é despachado ao ponto de embarque normalmente. Caso contrário, a pessoa não poderá se conectar a um condutor da plataforma.

Cubo: é uma inteligência artificial que age para evitar que motoristas sejam direcionados para áreas que estão com indícios de violência. Para isso, a ferramenta analisa, em tempo real, locais que possam apresentar qualquer perigo, como, por exemplo, a atuação organizada de um grupo de assaltantes.

Ele faz isso reunindo dados de ocorrências na plataforma e verificando qual é o espaçamento entre elas. Se várias estiverem sendo reportadas em um mesmo lugar num curto período, o risco é identificado e o sistema bloqueia temporariamente a região — o que pode ser inicialmente apenas uma rua. Ao mesmo tempo, a IA analisa incidentes nas ruas vizinhas ao local silenciado. Se outros acontecerem ali, a área silenciada é expandida. Após a normalização da situação, o bloqueio é retirado.

Monitoramento de Corridas: detecta comportamentos anormais como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto. A ferramenta funciona através da combinação de IA e rastreamento por GPS para detectar esses casos. Em situações de risco, alertas são enviados à Central de Segurança do app, que pode acionar diretamente a polícia.

Foto: Divulgação

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