Apesar da confirmação dos três casos da variante Delta no RN e da transmissão comunitária da nova cepa no solo potiguar, a rede pública de saúde ainda não registra aumento no número de internações. A ocupação dos leitos segue caindo no estado, de acordo com dados da plataforma Regula RN, que monitora em tempo real a situação dos hospitais durante a pandemia.
Segundo a plataforma, 89 pessoas estavam internadas nos leitos críticos dos hospitais públicos do Estado nesta segunda-feira (30). Além disso, a média móvel de solicitações por leitos caiu para 17 por dia. No domingo (29), ocorreram 20 pedidos de leitos, e apenas 12 no sábado (28).
Atualmente, a ocupação dos leitos críticos é de 35,3% no estado. Já em relação aos leitos clínicos, a situação é ainda mais confortável, tendo atualmente 44 pessoas internadas, o que equivale a 18,72% de ocupação.
Evolução da variante Delta no RN
No último dia 24 de agosto, o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou dois casos da variante Delta no RN, na cidade de Natal. As amostras foram coletadas no dia 8 de agosto. O resultado do sequenciamento foi finalizado na última segunda-feira (23), quando foi possível confirmar a presença dessa variante no Estado.
Já no dia 27 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota informando que foi identificado o terceiro caso de contaminação pela variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Norte. O paciente é do sexo masculino e tem relação familiar com um dos dois primeiros casos identificados com a nova cepa no estado.
Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.