O Governo do Estado inaugurou neste domingo (19) um monumento em homenagem ao centenário de Paulo Freire e ao episódio conhecido como “As 40 horas de Angicos”. O equipamento está localizado no quilômetro 180 da BR-304, no lado esquerdo da rodovia no sentido Natal-Angicos, próximo ao pico do Cabugi, na região Central potiguar.
A obra é de autoria do escultor Guaraci Gabriel, e mede 12 metros de altura, 7 metros de largura. Instalada no terreno da Fazenda Serra Talhada, tem cerca de 3,5 toneladas em materiais de ferro que foram usados na confecção da escultura. Paulo Freire é considerado patrono da Educação brasileira, e há cerca de 58 anos alfabetizou, em Angicos, 300 adultos, entre homens e mulheres do campo.
40 horas de Angicos
A experiência, inédita no Brasil e implantada em Angicos, tinha uma meta ousada: alfabetizar adultos em 40 horas. O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
O método Paulo Freire foi desenvolvido no início dos anos 1960 no Nordeste, onde havia um grande número de trabalhadores rurais analfabetos e sem acesso à escola. Com a ditadura militar de 1964, Paulo Freire foi preso e exilado, e seu trabalho interrompido.
Foto: Raiane Miranda/Governo do RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.