IMD oferece cursos gratuitos de TI com 35 vagas para público externo

IMD oferece cursos gratuitos de TI com 35 vagas para público externo

O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para o Programa de Estudos Secundários (PES) oferecendo 35 vagas, distribuídas entre sete especialidades diferentes para pessoas não matriculadas na UFRN. O curso foi criado para oferecer formação complementar em Tecnologia da Informação (TI).

Segundo o IMD, as inscrições podem ser feitas até o dia 25 deste mês por meio do link (os interessados devem buscar por “estudos secundários”). Estão disponíveis cinco vagas para cada um dos cursos: Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Jogos Digitais.

Profissionais que tenham cursado qualquer graduação oferecida por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) podem se inscrever nos cursos, que são gratuitos. Alunos da UFRN podem se matricular por meio do SIGAA. O programa não permite o cadastramento em mais de uma especialidade.

Processo seletivo

O ingresso no PES é concedido mediante processo seletivo, que consiste em prova de conhecimentos específicos. É cobrada uma taxa de R$ 70 para a inscrição e o exame acontecerá no dia 10 de outubro.

Aplicado on-line, por meio sistema Multiprova, o teste é composto por 30 questões objetivas, que versam sobre temas relacionados às bases teóricas e práticas de cada especialidade. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de outubro e as aulas começarão no dia 18 do mesmo mês.

Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 001/20201.

Estudos Secundários

O Programa de Estudos Secundários do IMD é uma iniciativa que oferece formação complementar em diferentes áreas da TI. A ideia é, pelo caráter transdisciplinar da tecnologia, agregar novas habilidades e ferramentas à atuação profissional nos mais variados campos. Mesmo discentes que tenham “trancado” o curso podem participar do programa e, uma vez aprovados, os alunos do PES recebem matrícula na UFRN, ainda que não tenham feito graduação na Universidade. O prazo máximo para obtenção do certificado é de 24 meses.

Mais informações sobre o PES estão disponíveis no link.

Foto: Divulgação/UFRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo