Moacir Júnior

Gerson Gusmão assume o América-RN após saída conturbada de Moacir Júnior

Gerson Gusmão assume o América-RN após saída conturbada de Moacir Júnior

Novo técnico já está regularizado e deve comandar o time contra o Treze; Moacir criticou falta de transparência na condução da demissão

O América-RN anunciou oficialmente, na noite desta sexta-feira (18.jul.2025), a contratação do técnico Gerson Gusmão para a sequência da Série D do Campeonato Brasileiro. Ele chega para substituir Moacir Júnior, desligado do comando técnico após uma reunião com a diretoria da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que gere o clube.

Gusmão, de 51 anos, desembarca em Natal neste sábado (19.jul) e está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estando apto a comandar o time rubro no duelo contra o Treze, no domingo, em Campina Grande. A previsão é que ele viaje com a delegação ainda neste sábado.

O novo treinador possui experiência na competição e um histórico de acessos e conquistas. No currículo, acumula três acessos e dois títulos nacionais: a Série D de 2017 e a Série C de 2018, ambos pelo Operário-PR. Em 2023, conduziu o Caxias à Série C. Gusmão também comandou equipes como Botafogo-PB, Remo, River-PI, Floresta, Confiança e, em 2025, teve passagens por Aparecidense, Linense e Sampaio Corrêa.

A troca no comando técnico do América ocorre mesmo com a equipe classificada para a próxima fase da Série D. No entanto, a decisão foi tomada após dois empates consecutivos sem gols contra Santa Cruz e Central, que evidenciaram um momento de instabilidade no desempenho da equipe.

A saída de Moacir Júnior, oficializada na manhã de sexta-feira, foi acompanhada por declarações do próprio treinador, que questionou a forma como a diretoria da SAF conduziu sua demissão. Em nota divulgada por sua assessoria, Moacir afirmou ter sido surpreendido pela decisão, apontando “falta de transparência” por parte da gestão.

O ex-treinador destacou ter cumprido com os objetivos estabelecidos, mencionando as conquistas do Campeonato Potiguar em 2019 e 2025, além da classificação da equipe à segunda fase da Série D, apesar das limitações no elenco e dificuldades para novas contratações.

Segundo Moacir, houve negociações com outro técnico antes mesmo que sua saída fosse oficializada, o que classificou como uma atitude desrespeitosa. Ele afirmou ainda que o CEO do clube, Vitor Arteiro, tentou evitar a demissão, mas a decisão foi imposta pela cúpula da SAF.

“É lamentável que uma gestão que se apresenta como símbolo de profissionalismo tenha conduzido sua saída de forma pouco transparente, abrindo negociação com outro treinador sem definir a saída de Moacir Júnior”, diz um trecho da nota.

Na mesma nota, o treinador agradeceu à torcida pelo apoio e afirmou deixar o América com a “consciência tranquila” e “de cabeça erguida”.

Confira a nota oficial divulgada por Moacir Júnior na íntegra:

NOTA OFICIAL – MOACIR JÚNIOR

O técnico Moacir Júnior recebeu com surpresa e profunda decepção a notícia de seu desligamento do comando técnico do América Futebol Clube.

Moacir Júnior encerra sua passagem no América com a consciência tranquila de quem entregou resultados e história. Bicampeão potiguar — com títulos em 2019 e agora em 2025 —, o treinador também garantiu a classificação da equipe para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, mesmo diante de inúmeras adversidades no que tange as contratações.

Em todos os momentos, esteve aberto ao diálogo e se dispôs a se adaptar aos processos internos impostos pela SAF, priorizando o clube e sua torcida.

É lamentável que uma gestão que se apresenta como símbolo de profissionalismo tenha conduzido sua saída de forma pouco transparente, abrindo negociação com outro treinador sem definir a saída de Moacir Júnior.

Importante ressaltar que o CEO do América, Vitor Arteiro, em reunião com o treinador na noite de ontem, demonstrou total empenho e esforço em manter Moacir no cargo, mesmo diante da pressão exercida pela SAF. Arteiro, de forma íntegra, tentou até o fim reverter a decisão imposta de cima para baixo, e merece o devido reconhecimento por sua postura correta e profissional.

Moacir Júnior deixa o América de cabeça erguida, agradecendo de coração à torcida rubra pelo apoio e carinho, com a certeza de que entregou tudo e mais um pouco ao clube. Segue sua trajetória com a mesma dignidade e competência que o tornaram um dos grandes treinadores do futebol brasileiro.

Foto: Reprodução/Sampaio Correa/Arquivo / Gabriel Leite/América RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Gerson Gusmão assume o América-RN após saída conturbada de Moacir Júnior Read More »

Moacir Júnior deixa o comando do América

Moacir Júnior deixa o comando do América

Clube anuncia Gerson Gusmão como novo treinador para sequência da temporada

O América Futebol Clube, atualmente gerido por uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), confirmou na noite de quinta-feira (17.jul.2025) a saída do técnico Moacir Júnior do comando da equipe profissional. A decisão ocorre durante a disputa da temporada de 2025 e já tem substituto definido.

Moacir Júnior esteve à frente do América/SAF em 17 partidas neste ano. No período, o técnico acumulou 8 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, com um aproveitamento total de 47%. Durante sua passagem, conquistou o título do Campeonato Potiguar, garantindo o tricampeonato estadual para o clube.

A decisão pela mudança no comando técnico ocorre em meio ao planejamento do América/SAF para a continuidade da temporada, especialmente nas fases seguintes da Série D do Campeonato Brasileiro. De acordo com informações divulgadas pelo blog Marcos Lopes, a diretoria do clube já havia sinalizado internamente a intenção de realizar ajustes na comissão técnica.

Para o lugar de Moacir, o clube optou por um nome com histórico recente de conquistas em divisões de acesso do futebol brasileiro. O novo treinador será Gerson Gusmão, técnico gaúcho que tem passagens por clubes como Caxias (RS) e Operário (PR). Ele foi campeão da Série D e obteve acessos para a Série C e posteriormente para a Série B do Brasileirão.

A confirmação oficial de Gerson Gusmão como novo técnico está prevista para esta sexta-feira (18.jul), quando o clube deve apresentar o profissional em coletiva de imprensa. A expectativa é de que ele assuma imediatamente o elenco e inicie os trabalhos para os próximos jogos da temporada.

A SAF do América busca consolidar o projeto de reestruturação do futebol profissional e aposta na experiência de Gusmão para elevar o desempenho da equipe na competição nacional. A contratação também reflete a estratégia da gestão em fortalecer a competitividade do time na busca por retorno às divisões superiores do futebol brasileiro.

O desligamento de Moacir Júnior foi feito em comum acordo, segundo fontes ligadas ao clube. O treinador ainda não se pronunciou oficialmente sobre a saída.

A comissão técnica interina deve permanecer no comando dos treinamentos até a chegada formal de Gerson Gusmão ao Rio Grande do Norte. O novo comandante terá pouco tempo para ajustes, já que o calendário da Série D prevê jogos em sequência nas próximas semanas.

Foto: Gabriel Leite (@gabrielmleite)/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moacir Júnior deixa o comando do América Read More »

América perde para o Sousa fora de casa e se complica na Série D

América perde para o Sousa fora de casa e se complica na Série D

Derrota por 1 a 0 no Marizão deixa time potiguar na terceira colocação do grupo A3 e sem o meia Souza para o próximo jogo

O América-RN voltou a oscilar na Série D do Campeonato Brasileiro e foi derrotado pelo Sousa-PB por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (12.jun.2025), no estádio Marizão. O revés na 8ª rodada do grupo A3 da competição fez a equipe potiguar cair para a terceira colocação, complicando os planos do técnico Moacir Júnior para a sequência da primeira fase.

O único gol da partida foi marcado pelo atacante Diego Ceará, aos 10 minutos do segundo tempo. O resultado interrompeu uma sequência negativa do Sousa, que vinha de três derrotas consecutivas, e manteve o time paraibano vivo na briga pela classificação para a próxima fase.

A partida foi equilibrada, com poucas oportunidades claras para ambos os lados. O Sousa, pressionado pelos últimos resultados, mostrou mais iniciativa ofensiva, aproveitando o apoio da torcida local. O América, por sua vez, adotou uma postura mais cautelosa, buscando explorar os erros do adversário para criar chances de contra-ataque.

A expulsão do meio-campista Souza, que empurrou um jogador adversário durante a segunda etapa, trouxe um problema adicional para Moacir Júnior. O atleta está suspenso para o próximo compromisso do time, marcado para segunda-feira (16), às 20h, na Arena das Dunas, contra o Ferroviário-CE.

Classificação e próximos desafios

Com a derrota, o América permanece com 12 pontos e agora está a três do Central, segundo colocado, e a seis do Santa Cruz-PE, que lidera o grupo A3 mesmo após perder a invencibilidade na rodada. O Ferroviário-CE, adversário do América na próxima rodada, também briga diretamente por uma vaga no G-4 e promete um confronto decisivo.

A projeção dos clubes do grupo indica que cerca de 20 pontos podem ser suficientes para garantir uma vaga no mata-mata da Série D. Com isso, o América precisa de ao menos mais oito pontos nas próximas seis rodadas para avançar de fase.

O treinador Moacir Júnior comentou, após o apito final, que lamenta o resultado, mas segue confiante no desempenho do grupo, especialmente nos jogos em casa. A equipe ainda está invicta na Arena das Dunas e enfrentará os principais concorrentes ao G-4 como mandante no returno da fase de grupos.

Resultados e classificação – Grupo A3 (após 8ª rodada)

  • 1º Santa Cruz-PE: 18 pontos
  • 2º Central-PE: 15 pontos
  • 3º América-RN: 12 pontos
  • 4º Ferroviário-CE: 11 pontos
  • 5º Sousa-PB: 10 pontos
  • 6º Iguatu-CE: 7 pontos
  • 7º Potiguar de Mossoró-RN: 6 pontos
  • 8º Globo FC-RN: 3 pontos

Próximos jogos

América-RN x Ferroviário-CE

Data: segunda-feira, 16 de junho
Hora: 20h
Local: Arena das Dunas, Natal-RN

Santa Cruz-PE x Sousa-PB

Data: domingo, 15 de junho
Hora: 16h
Local: Estádio do Arruda, Recife-PE

A derrota em Sousa reforça a necessidade de reação imediata do América na competição. Com jogos decisivos pela frente e confrontos diretos contra concorrentes ao G-4, o desempenho nas próximas rodadas será determinante para o futuro do clube na Série D.

Foto: Edmário de Oliveira/América de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América perde para o Sousa fora de casa e se complica na Série D Read More »

América-RN vence o Central-PE por 2 a 1 e conquista primeira vitória fora de casa na Série D

América-RN vence o Central-PE por 2 a 1 e conquista primeira vitória fora de casa na Série D

Ferreira e Salatiel marcaram os gols da equipe potiguar, que derrotou o Central-PE no Lacerdão, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D

O América-RN conquistou sua primeira vitória fora de casa na edição 2024 da Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando na tarde deste domingo (4.mai.2025), no Estádio Lacerdão, em Caruaru (PE), o time potiguar derrotou o Central-PE por 2 a 1, em duelo válido pela terceira rodada da competição nacional. Os gols da equipe visitante foram marcados por Ferreira e Salatiel, enquanto Augusto Potiguar fez o único gol do time pernambucano.

O jogo teve início com dificuldades para o América. Atuando longe de seus domínios e enfrentando um gramado irregular e pesado, o time comandado por Moacir Júnior teve problemas para se impor na primeira etapa. A marcação do Central-PE dificultou a troca de passes e a criação ofensiva dos visitantes.

Aos poucos, a solução encontrada pela equipe americana foi apostar nos chutes de média e longa distância. A estratégia deu resultado aos 33 minutos do primeiro tempo. Em jogada de rebote da defesa adversária, o volante Ferreira acertou um belo chute de perna esquerda, da intermediária, e abriu o placar para o América-RN: 1 a 0.

Na segunda etapa, o Central voltou com mais intensidade e pressionou em busca do empate. Aos 15 minutos, em cobrança de falta próxima à grande área, Augusto Potiguar bateu com precisão no canto esquerdo alto do goleiro Renan Bragança, igualando o marcador em 1 a 1.

Mesmo com o empate, o treinador Moacir Júnior fez alterações ofensivas em busca da vitória. Uma das mudanças foi a entrada do atacante Salatiel, que fazia sua estreia na competição. A substituição surtiu efeito.

Aos 32 minutos do segundo tempo, em um rápido contra-ataque, Salatiel aproveitou o espaço na defesa pernambucana, dominou dentro da área e finalizou com precisão, marcando o segundo gol do América-RN e garantindo a vitória potiguar no Lacerdão.

Com o resultado positivo, o América chega a quatro pontos somados na Série D e ganha fôlego na luta por uma das vagas na próxima fase. Já o Central-PE permanece com apenas um ponto conquistado nas três primeiras rodadas.

A próxima partida do América-RN será diante da equipe do Sousa-PB, pela quarta rodada da Série D. O confronto está marcado para o próximo fim de semana, no Estádio Arena das Dunas, em Natal.

Foto: Edmário Oliveira/América FC / Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América-RN vence o Central-PE por 2 a 1 e conquista primeira vitória fora de casa na Série D Read More »

América-RN perde para Náutico e sai do G-4 da Copa do Nordeste

América-RN perde para Náutico e sai do G-4 da Copa do Nordeste

Time potiguar cai para a 5ª posição, mas ainda mantém chances de classificação; próxima partida será contra o líder CSA

O América-RN foi derrotado por 1 a 0 pelo Náutico na noite desta terça-feira (18.mar.2025), em jogo válido pela Copa do Nordeste. Com o resultado, o time potiguar deixou o G-4 do Grupo B e caiu para a quinta posição. Apesar do revés, o América ainda mantém chances de avançar para a segunda fase da competição. Para isso, precisará vencer o líder CSA na última rodada, que será disputada no dia 26.

Antes do confronto decisivo, o América-RN terá um compromisso de grande importância: o primeiro jogo da final do Campeonato Potiguar 2025 contra o arquirrival ABC. A partida está marcada para o sábado, na Casa de Apostas Arena das Dunas.

O técnico Moacir Júnior havia sinalizado a possibilidade de poupar titulares no jogo contra o Náutico, mas optou por escalar a força máxima da equipe. Foram feitas apenas duas alterações em relação ao time que enfrentou o Santa Cruz de Natal no último sábado: Lucas Mendes substituiu Ricardo Luz, suspenso, e Antônio Villa entrou no lugar de Luidy.

No primeiro tempo, o América-RN demonstrou dificuldades para criar oportunidades de gol. Souza foi o único a levar perigo ao goleiro adversário, com um chute de fora da área. Guilherme Paraíba também tentou de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. Quando o empate parecia o resultado mais justo, o Náutico abriu o placar aos 44 minutos, aproveitando uma falha da defesa americana.

Na segunda etapa, o América-RN voltou com mais disposição, dominando as ações e pressionando o adversário. O meia Henrique entrou no lugar de Antônio Villa e ajudou a equipe a buscar o empate. Davi Gabriel chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Rennan Siqueira também assustou o Náutico após cobrança de escanteio, e Thailor parou no goleiro Muriel. Apesar das chances criadas, o América-RN não conseguiu evitar a derrota.

Após o jogo, o lateral-esquerdo Rennan Siqueira comentou a partida: “Pela nossa postura, não foi o que a gente merecia. Buscamos o jogo a todo instante, propusemos ele boa parte do tempo, nosso intuito era agredir. Mas, numa infelicidade, eles abriram o placar. Tentamos marcar, tentamos a todo instante, e tudo bem. A gente tem jogo em casa agora e é buscar.”

O América-RN agora se prepara para o clássico contra o ABC, que promete ser um dos jogos mais importantes da temporada. A equipe precisará se recuperar rapidamente para manter vivas as chances de título no Campeonato Potiguar e na Copa do Nordeste.

Foto: Gabriel Franca/Náutico / Luan Tavares/América de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América-RN perde para Náutico e sai do G-4 da Copa do Nordeste Read More »

América perde para o Ceará por 1 a 0 na Copa do Nordeste

América perde para o Ceará por 1 a 0 na Copa do Nordeste

Pedro Raul marca gol decisivo, e América cai para o 4º lugar do Grupo B

O América-MG enfrentou o Ceará na noite desta quinta-feira (6.mar.2025), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), e foi derrotado por 1 a 0, em jogo válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O gol solitário da partida foi marcado por Pedro Raul, ex-Corinthians e Vasco, aos 28 minutos do primeiro tempo.

A primeira etapa foi marcada pelo domínio do Ceará, que controlou as ações e criou as melhores oportunidades. O América, por sua vez, teve dificuldades para se impor e chegou pouco ao ataque. Na segunda etapa, o time potiguar melhorou sua postura, equilibrou o jogo e pressionou o adversário, mas não conseguiu converter suas chances em gol, mantendo o placar final em 1 a 0 para o Vozão.

Com o resultado, o América perdeu uma posição no Grupo B, caindo para o 4º lugar, com sete pontos. O Ceará, que também soma sete pontos, assumiu a 3ª posição devido ao saldo de gols. A equipe cearense agora se aproxima da classificação para as próximas fases da competição.

Ainda nesta rodada, dois jogos estão programados para acontecer. O confronto entre Bahia e Confiança-SE foi adiado devido à participação do Esquadrão na Libertadores. Já o duelo entre Juazeirense-BA e CSA-AL ocorre ainda hoje, e o resultado pode alterar novamente a classificação do Grupo B.

Na próxima rodada, o América volta a jogar fora de casa, desta vez contra o Náutico, em Recife. A data e o horário do confronto ainda serão definidos pela CBF. O Ceará, por sua vez, enfrenta o Sampaio Corrêa-MA, em São Luís, também sem data e horário confirmados.

Estreia do técnico Moacir Júnior é adiada

O treinador Moacir Júnior, recentemente contratado pelo América, não pôde estrear no comando da equipe nesta quinta-feira (6). O motivo foi a falta de regularização junto à CBF, conforme explicado pelo clube em nota divulgada minutos antes da partida. No lugar de Moacir, o auxiliar técnico Fernando Alves e o preparador físico Robert Yoshio assumiram o comando técnico durante o jogo.

Moacir Júnior assistiu à partida das tribunas e deve fazer sua estreia oficial no próximo domingo, quando o América enfrenta o Santa Cruz, na semifinal do Campeonato Potiguar. A expectativa é que o novo técnico traga mudanças táticas e impulsione o time na busca por melhores resultados nas competições.

Foto: Edmário de Oliveira/América de Natal / Felipe Santos/Ceará SC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América perde para o Ceará por 1 a 0 na Copa do Nordeste Read More »

Moacir Júnior assume comando do América-RN e mira objetivos para 2025

Moacir Júnior assume comando do América-RN e mira objetivos para 2025

Novo treinador é apresentado após saída de Leston Júnior e já se prepara para estreia na Copa do Nordeste

Moacir Júnior comandou seu primeiro treino como técnico do América-RN na tarde da última segunda-feira (3.mar.2025). O novo treinador foi apresentado oficialmente ao elenco, comissão técnica e staff do clube na Arena América, em Parnamirim. A apresentação foi conduzida pelo CEO da SAF do Alvirrubro, Vitor Arteiro, que explicou a decisão de dispensar Leston Júnior após a eliminação na Copa do Brasil.

“Apesar de não ser o nosso principal objetivo traçado, a forma como tudo isso aconteceu nos levou a tomar essa decisão. Nós, assim como todos os americanos, ficamos muito tristes, sentimos muito essa eliminação, e entendemos que o professor Moacir, além de um currículo que dispensa comentários e uma identificação com o clube, tem também a energia e o perfil necessário para nos conduzir nos nossos principais objetivos do ano, que são o campeonato estadual e também o acesso à Série C” – afirmou Arteiro em vídeo divulgado pelo clube.

Moacir Júnior retorna ao América-RN após seis anos. Em sua primeira passagem, ele foi campeão potiguar em 2019 e alcançou as oitavas de final da Série D, sendo eliminado pelo Jacuipense. O treinador destacou a honra de retornar ao clube e a responsabilidade de atender às expectativas criadas por sua primeira passagem.

“Voltar ao América é motivo de muita honra, de muito orgulho. É um lugar onde fomos realmente felizes e com certeza aumenta a responsabilidade porque ninguém vai esperar menos da gente daquilo da primeira passagem, que foi marcante a título de trabalho, de dedicação. Reencontro o clube num novo momento, com uma parte estrutural muito diferente, um investimento realmente de grandes clubes do futebol brasileiro, e acho que condizente com a grandeza do América” – declarou Moacir.

O treinador também comentou sobre o trabalho de Leston Júnior, seu antecessor, e reforçou a necessidade de foco nos objetivos do clube para 2025.

Conheço a maioria dos profissionais aqui, conheço bem o trabalho do Leston, que é um profissional capacitado, deu a contribuição dele, e agora a gente vai entrar aí de sola no dia a dia, arregaçar as mangas para que a gente possa fazer aí o Mecão muito forte nesse ano 2025 – completou.

A estreia de Moacir Júnior à frente do América-RN será nesta quinta-feira (6.mar), contra o Ceará, pela quinta rodada da Copa do Nordeste. O jogo será realizado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Na manhã desta terça-feira, o time realizou o último treino antes da viagem para a capital cearense, onde fará mais uma atividade na quarta-feira.

O América-RN busca recuperar o bom desempenho após a eliminação na Copa do Brasil e se fortalecer para as competições estaduais e nacionais. Com a chegada de Moacir Júnior, o clube espera consolidar um trabalho consistente para alcançar seus objetivos em 2025.

Foto: Edmario Oliveira/AFC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moacir Júnior assume comando do América-RN e mira objetivos para 2025 Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade