Atmosfera de Marte pode ter sido varrida por ventos solares, diz estudo

Atmosfera de Marte

Atmosfera de Marte tem cerca de 1% da atmosfera terrestre e não é protegida por nenhum campo magnético

Os ventos solares foram, provavelmente, a causa para que o Planeta Vermelho perdesse sua atmosfera. Pelo menos é o que conclui uma simulação computacional realizada por cientistas. De acordo com o estudo, a simulação confirma a teoria de que, para manter sua atmosfera intacta, um planeta precisa de um campo magnético que o proteja de ventos solares.

Embora fatores como a existência de uma atmosfera moderadamente quente e úmida e água líquida determinem se um planeta pode hospedar vida, o estudo, publicado nos “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”, observou que a capacidade dos planetas de gerar campos magnéticos ao seu redor é um aspecto que muitos não levam em consideração, ainda que possua um papel importante.

A atmosfera terrestre, por sua vez, é beneficiada por um campo magnético forte, gerado pela combinação da rotação da Terra com a composição do núcleo metálico do planeta.

MAGNETOSFERA

No estudo atual, os cientistas simularam dois cenários do Planeta Vermelho – um considerando o planeta jovem com sua magnetosfera intacta, e outro sem este campo de força.

As simulações revelaram que, na época em que Marte tinha um campo magnético, ele pode ter atuado como um escudo impedindo o vento solar de chegar muito perto da atmosfera do planeta, protegendo-o. Sem essa magnetosfera, todavia, os pesquisadores disseram que os ventos solares podem ter primeiro se espalhado e passado por Marte, levando pedaços da atmosfera do planeta para longe, acabando por erodi-la completamente.

Em 19 de abril de 2021, o Ingenuity, helicóptero criado pela Nasa, realizou seu primeiro voo na rarefeita atmosfera marciana e provou que era possível levantar voo em outro planeta.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal