Combate à corrupção: Brasil é ultrapassado pela Argentina em ranking

Combate à corrupção

Ranking de combate à corrupção é realizado pelas Americas Society/Council of the Americas e Control Risks

Enquanto a Seleção Brasileira mantém a hegemonia no futebol latino-americano com seus cinco títulos, a mesma coisa não acontece em áreas mais importantes. Os hermanos, agora, estão à frente do Brasil em ranking que elenca as nações latino-americanas que mais têm trabalham e possuem transparência e empenho no combate à corrupção: detectando, punindo e prevenindo a ação de corruptos.

E não para por aí: desde 2019, quando ocorreu a última pesquisa e figurava em segundo lugar, o Brasil caiu quatro posições e ocupa, agora, a sexta colocação; atrás de Uruguai, Chile, Costa Rica, Peru e Argentina.

Combate à corrupção
Fonte: Americas Society/Council of the Americas e Control Risks

De acordo com a Americas Society/Council of the Americas e Control Risks, o país foi o que caiu mais posições desde o último levantamento. Uma explicação para o fato pode ser as constantes intervenções de Jair Bolsonaro nos órgãos que, antes, possuíam certa independência para atuar no combate à corrupção, como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, por exemplo.

De acordo com o documento, “países com uma pontuação mais alta são considerados mais propensos a ver atores corruptos processados e punidos”, enquanto o oposto disso é mais provável de ocorrer nos países que figuram nas posições mais baixas da tabela, como Guatemala, Bolívia e Venezuela, por exemplo.

Ranking Completo sobre o Combate a Corrupcao 1
Ranking detalhado com os parâmetros utilizados

É importante perceber que o Brasil registrou queda de 11% na categoria democracia e instituições políticas, onde o estado das relações entre os poderes executivo e legislativo foi um fator decisivo. O capital político de Bolsonaro diminuiu durante a pandemia, levando seus aliados a recorrerem à política de troca de favores, negociação de cargos e uso de fundos públicos para conseguir apoio no Congresso.

Além disso, o documento ainda destaca que a intervenção direta de Bolsonaro nos quadros da Polícia Federal e Ministério Público Federal podem fazer com que os indicados não tenham autonomia e continuem a sofrer pressões para proteger o presidente e seu círculo íntimo de investigações de quaisquer medidas de combate à corrupção que possam vir a surgir.

A íntegra do documento pode ser lida aqui.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês