Elaine Cardoso toma posse no cargo de Procuradora Geral do RN

Elaine Cardoso

Elaine Cardoso é promotora de justiça e será a primeira mulher a chefiar o Ministério Público do Rio Grande do Norte, após ter sido nomeada por Fátima Bezerra.
Foto: Raiane Miranda (Governo do RN / Via Ministério Público do RN)

A promotora de justiça Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira toma posse hoje, 18, no cargo de Procuradora Geral de Justiça do Rio Grande do Norte. Com a nomeação, ela será a primeira mulher a chefiar o Ministério Público do Rio Grande do Norte. A nomeação para o cargo foi assinada pela governadora Fátima Bezerra (PT) em maio passado.

Devido às medidas de isolamento social para o combate ao COVID-19, a solenidade ocorrerá de maneira híbrida, de acordo com o MPRN. A procuradora tomará posse às 16h em sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN, realizada na plataforma Meet. A posse também será transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal do Ministério Público potiguar.

Elaine Cardoso foi a única indicada pelos membros do Ministério Público para o cargo. Ela foi a única a se inscrever em votação organizada pelo órgão em abril, recebendo na ocasião 177 votos. Por ter vencido o pleito, foi a indicada pelos integrantes do MP para assumir a chefia do órgão, tendo a indicação aceita pela governadora.

Nomeação de Elaine Cardoso para a Procuradoria Geral do Rio Grande do Norte

“Estou honrada e feliz. Inicialmente, agradeço novamente aos colegas procuradores e promotores de Justiça pela confiança em mim depositada. Também agradeço à governadora Fátima Bezerra por ter mantido a tradição de nomear para esse tão importante cargo o membro do MPRN indicado e mais votado pela instituição. E à população potiguar, direciono a seguinte mensagem: o MPRN é seu parceiro. Estamos sempre abertos ao diálogo e atuando em prol do cumprimento das leis e da Justiça. Conte conosco”, disse Elaine, em entrevista ao Portal do Ministério Público do RN.

A promotora, que será a primeira mulher a chefiar o Ministério Público do RN, ficará à frente do órgão pelos próximos dois anos.

Biografia: A nova procuradora geral é graduada e especialista em Criminologia pela UFRN e Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área Difusos e Coletivos, pela PUC-SP. Também foi professora da Femsp, Esmarn e UFRN. Ela é autora do livro “Serviços Públicos e Relação de Consumo”, e co-autora de outras obras jurídicas.

Elaine Cardoso é integrante do Ministério Público em 1997. Era procuradora geral de Justiça adjunta e já atuou também na 62ª Promotora de Justiça de Natal, com atribuição em defesa da Saúde. Tem em sua trajetória destaque para a atuação na defesa dos direitos difusos e coletivos – especialmente o direito à saúde.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês