Autor de gesto supremacista, assessor de Bolsonaro vira réu

Gesto supremacista no Senado

Filipe Martins, assessor do presidente Jair Bolsonaro para assuntos internacionais, virou réu por ter feito gesto supremacista durante sessão no Senado Federal.

Filipe Martins, assessor do presidente Jair Bolsonaro para assuntos internacionais, virou réu pela prática do crime de racismo ao fazer um gesto supremacista durante sessão do Senado. O fato ocorreu no dia 24 de março. Filipe foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) no último dia 8. O gesto é utilizado por grupos que acreditam que a raça branca é superior que qualquer outra raça.

A denúncia foi aceita pela 12ª Vara de Justiça Federal, do Distrito Federal. A peça se baseou em informações reveladas em inquérito conduzido pela Polícia Legislativa do Senado. Filipe poderá responder, segundo a lei de crimes raciais, por ter praticado e induzido a discriminação e o preconceito de raça. Ele pode ser condenado à prisão, ao pagamento de multa mínima de 30.000 reais e à perda de cargo público.

Foto: Reprodução/Globo

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado