Sesap RN emite nota explicando sobre a aplicação das vacinas no Estado após divulgação de possíveis doses vencidas terem sido aplicadas; leia a íntegra
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap RN) emitiu uma nota explicando sobre a aplicação das vacinas no Estado após apuração de que 26 mil brasileiros foram imunizados com ‘doses da AstraZeneca vencidas’. Se você faz parte dos que tomaram as doses vencidas, veja neste link o que fazer.
Confira abaixo o posicionamento oficial da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA
Natal (RN), 02 de Julho de 2021.
NOTA OFICIAL
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da AstraZeneca apontados com aplicação vencida, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e para os municípios dentro do prazo de validade. Todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) com qualidade aferida.
A equipe de imunização da Sesap aponta que possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.
Neste momento, a equipe trabalha em diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.
Saiba em quais cidades do Rio Grande do Norte foram aplicadas vacinas vencidas
Cinco cidades potiguares concentram 125 doses de vacinas vencidas aplicadas. São elas Augusto Severo (42), João Câmara (55), Natal (12); Baía Formosa e Mossoró (15 cada uma).
Confira abaixo a lista a galeria completa com as cidades potiguares e os locais de vacinação nos quais foram aplicadas vacinas fora do prazo de validade:
Foto: Reprodução/Sesap RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.