Crítico do SUS, Olavo de Carvalho desembarca no Brasil para tratamento na USP

Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho estava internado nos Estados Unidos desde abril; ‘guru’ bolsonarista sofre de problemas respiratórios e da doença do carrapato.

Residente nos Estados Unidos há 16 anos, guru bolsonarista precisou retornar ao Brasil para tratamento médico. De acordo com o colunista do Portal Metrópoles, Igor Gadelha, Olavo de Carvalho estava internado nos Estados Unidos desde abril para se tratar de problemas respiratórios.

Olavo, que costuma criticar o SUS e o serviço público em seus vídeos, desembarcou no Brasil e será tratado no InCor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que também atende pelo Sistema Único de Saúde. A causa do retorno de Olavo de Carvalho ao Brasil teria sido os altos custos para manter o internamento em solo americano. Os Estados Unidos são conhecidos por possuírem um dos sistemas de saúde mais caros (e injustos) do mundo.

captura de tela 2018 11 27 as 101304
Foto: Reprodução/Twitter

Além disso, o ex-astrólogo também sofre da doença de Lyme, conhecida também como a “doença do carrapato”, que causa dores fortíssimas nas articulações e fraqueza nos membros superiores e inferiores. Além disso, pacientes acometidos pela doença de Lyme também podem sofrer com irritações na pele.

Fumante inveterado

Quem já assistiu aos vídeos do ex-astrólogo, percebe que é comum o negacionismo do guru bolsonarista a respeito dos males do cigarro e do tabagismo. De acordo com Olavo de Carvalho, “cigarro não faz mal, isto tudo é uma empulhação da Indústria Farmacêutica que vendem remédios que matam a população. Cigarro faz bem para a atividade cerebral e diminui o colesterol, quantas pessoas com Alzheimer fumantes você já viu?”, diz. Declarações assim são comuns nos conteúdos disponibilizados nas redes em que costuma “dar aulas” aos seus seguidores.

Um dos escritores favoritos do clã Bolsonaro

Embora já atuasse importando teorias conspiratórias há vários anos, a vida e as opiniões de Olavo de Carvalho se tornaram mais conhecidas com a ascensão de Bolsonaro no cenário político do Brasil. Carvalho foi um dos responsáveis de indicar nomes como Ernesto Araújo e Vélez Rodríguez para os quadros do governo de Bolsonaro ainda no início da gestão.

Tanto que Bolsonaro, em sua primeira entrevista como presidente eleito, chegou a apresentar alguns dos livros que o teriam influenciado: além da “Bíblia” e da “Constituição”, também figurava em sua mesa o livro “O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota”, de Olavo de Carvalho.

Leia mais:

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo