Após passar mal em voo, Olavo de Carvalho tem quadro estável em hospital da USP

Olavo de Carvalho

Após passar mal durante o voo entre os Estados Unidos e o Brasil, o guru bolsonarista e ex-astrólogo Olavo de Carvalho apresenta quadro estável e está internado no InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da USP, que também atende pelo Sistema Único de Saúde. De acordo com o boletim entregue à Folha de São Paulo pela diretoria do hospital, o estado de saúde e Olavo de Carvalho é estável e o escritor passará por “avaliação cardiológica”.

Segundo o boletim, o ex-astrólogo está “consciente, comunicativo e com quadro clínico estável”. Olavo teve um mal estar no trajeto entre os Estados Unidos e São Paulo e foi de ambulância para o hospital. O Hospital das Clínicas da USP disse que o próximo boletim médico só será divulgado na próxima segunda-feira, 12 de julho.

Conforme noticiou este site, no dia de ontem, 8, Olavo de Carvalho é um crítico ferrenho do Sistema Único de Saúde e tabagista inveterado, que costuma negar os efeitos nocivos do cigarro à saúde e ironizar os médicos que pedem que os seus pacientes deixem de fumar.

Olavo de Carvalho sobre o SUS 1
Foto: Reprodução/Twitter

Residente nos Estados Unidos há 16 anos, Olavo de Carvalho precisou retornar ao Brasil após ficar internado nos Estados Unidos desde abril para se tratar de problemas respiratórios. Além disso, o escritor também tem a doença de Lyme, conhecida também como a “doença do carrapato”, que causa dores fortíssimas nas articulações e fraqueza nos membros superiores e inferiores. Além disso, pacientes acometidos pela doença de Lyme também podem sofrer com irritações na pele. Os dados foram obtidos pelo Portal Metrópoles. A causa do retorno de Olavo de Carvalho ao Brasil teria sido os altos custos para manter o internamento em solo americano. Os Estados Unidos são conhecidos por possuírem um dos sistemas de saúde mais caros (e injustos) do mundo.

Internação de Olavo é questionada

De acordo com informações da Folha de São Paulo, o grupo de médico questiona o internamento direto de Olavo na unidade especializada. Os profissionais afirmaram que aguardam há meses por um leito para seus pacientes do SUS. A crítica é o fato de Olavo ter conseguido uma vaga no InCor vindo dos Estados Unidos. Ele teria dado entrada na instituição pelo SUS, sem passar pela central de regulação de leitos (Crosp) do Estado.

Questionado, o InCor afirmou que não poderia confirmar se Olavo está internado ou não pelo SUS. Já a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas disse que Olavo deu entrada pela emergência do InCor e que, nesses casos, não precisaria passar pela regulação de leitos.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Após infecção urinária grave, Olavo de Carvalho é internado novamente em hospital que atende pelo SUS em São Paulo
Crítico do SUS, Olavo de Carvalho desembarca no Brasil para tratamento na USP

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês