Prefeitura de Macau demite servidoras que tomaram ‘3ª dose’ ilegalmente

Prefeitura de Macau

Duas servidoras da prefeitura de Macau foram exoneradas após prefeitura descobrir que ambas tomaram “terceira dose” de vacina indevidamente. Uma assistente social e uma psicóloga deixaram os cargos públicos aos quais serviam. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, as duas servidoras já tinham completado o esquema vacinal contra com duas doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria entre o Butantan e o laboratório chinês Sinovac.

Informações dão conta que as (agora) ex-funcionárias públicas se imunizaram em outras cidades do Rio Grande do Norte, mas foram a um ponto de vacinação em Macau no início do mês e tomaram a vacina da Janssen, que é de dose única.

O caso foi descoberto quando as servidoras foram realizar o cadastro de imunização no sistema RN Mais Vacina, que é gerido pelo governo do Estado em conjunto com a UFRN; e usado por todos os municípios do estado para registro da vacinação dos moradores do Rio Grande do Norte. As duas profissionais já tinham se vacinado nos municípios de Guamaré e Pendências, mas mesmo assim procuraram um ponto de vacinação em Macau. A justificativa que utilizaram para burlar a vacinação foi de que “moravam e trabalhavam no município”, mas sem apresentar a carteira de vacinação com os dados anteriores”.

Como a unidade de saúde que elas procuraram não era informatizada, foi feita a aplicação das vacinas sem a consulta ao sistema no momento da vacinação. A descoberta só aconteceu no momento posterior do cadastro. De acordo com a prefeitura de Macau, os casos são considerados isolados porque as duas servidoras não compareceram juntas à unidade. A assistente social ocupava um cargo comissionado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e foi exonerada. Já a psicóloga tinha um vínculo firmado com o município através de contrato e foi demitida.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Macau

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês