Apenas cinco partidos políticos tentaram impedir o aumento do fundo eleitoral; confira quais - Por dentro do RN
Aumento do fundo eleitoral

Apenas cinco partidos políticos tentaram impedir o aumento do fundo eleitoral; confira quais

Dos 24 partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados, apenas cinco tentaram barrar o aumento do fundo eleitoral. Com o aumento, os repasses públicos para as campanhas políticas quase triplicaram. O partido Novo realizou uma mobilização para rejeitar o fundo de R$ 5,7 bilhões incluído na votação da quinta-feira (15) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso. A proposta contou com o apoio do Cidadania, PSOL, Podemos e PSL.

O Novo apresentou ao plenário um pedido de alteração do texto-principal, o chamado “destaque”, para retirar das regras do Orçamento a previsão de um cálculo para o financiamento de campanha. Com isso, o montante teria de ser definido na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser entregue pelo governo ao Congresso até agosto. Como há a necessidade de cortar recursos, isso dificultaria o aumento. Mas o pedido não conseguiu convencer a maioria das legendas.

A votação do destaque apresentado pelo Novo foi simbólica. Dessa forma, não é possível saber exatamente como votou cada parlamentar em relação a esse tema, especificamente. As lideranças do Cidadania, PSOL e Podemos se manifestaram em apoio ao pedido do Novo. Cerca de 15 minutos após o encerramento da votação, o PSL também se manifestou favorável. Na Câmara, os partidos que apoiaram a proposta somam 88 deputados, mas seriam necessários 257 votos para a aprovação do destaque.

No Rio Grande do Norte, apenas dois parlamentares votaram contra o aumento do fundo eleitoral

Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte (RN), somente dois deles votaram contra o aumento do fundo eleitoral: Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB). A proposta estava dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias, votada na noite desta quinta-feira (15) na Câmara dos Deputados.

Confira o voto dos deputados federais pelo RN:

Benes Leocádio (Republicanos-RN) – SIM
Beto Rosado (PP-RN) – SIM
Carla Dickson (PROS-RN) – SIM
General Girão (PSL-RN) – SIM
João Maia (PL-RN) – SIM
Natália Bonavides (PT-RN) – NÃO
Rafael Motta (PSB-RN) – NÃO
Walter Alves (MDB-RN) – AUSENTE

Orientaram Sim à proposta (na prática, a favor do novo fundão): PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, DEM, Solidariedade, Pros, PSC, PTB e Cidadania.

Orientaram Não à proposta: PT, PSB, PDT, Podemos, PSOL, Novo, PV, Rede e a liderança da Oposição.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado