Apenas cinco partidos políticos tentaram impedir o aumento do fundo eleitoral; confira quais

Aumento do fundo eleitoral

Dos 24 partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados, apenas cinco tentaram barrar o aumento do fundo eleitoral. Com o aumento, os repasses públicos para as campanhas políticas quase triplicaram. O partido Novo realizou uma mobilização para rejeitar o fundo de R$ 5,7 bilhões incluído na votação da quinta-feira (15) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso. A proposta contou com o apoio do Cidadania, PSOL, Podemos e PSL.

O Novo apresentou ao plenário um pedido de alteração do texto-principal, o chamado “destaque”, para retirar das regras do Orçamento a previsão de um cálculo para o financiamento de campanha. Com isso, o montante teria de ser definido na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser entregue pelo governo ao Congresso até agosto. Como há a necessidade de cortar recursos, isso dificultaria o aumento. Mas o pedido não conseguiu convencer a maioria das legendas.

A votação do destaque apresentado pelo Novo foi simbólica. Dessa forma, não é possível saber exatamente como votou cada parlamentar em relação a esse tema, especificamente. As lideranças do Cidadania, PSOL e Podemos se manifestaram em apoio ao pedido do Novo. Cerca de 15 minutos após o encerramento da votação, o PSL também se manifestou favorável. Na Câmara, os partidos que apoiaram a proposta somam 88 deputados, mas seriam necessários 257 votos para a aprovação do destaque.

No Rio Grande do Norte, apenas dois parlamentares votaram contra o aumento do fundo eleitoral

Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte (RN), somente dois deles votaram contra o aumento do fundo eleitoral: Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB). A proposta estava dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias, votada na noite desta quinta-feira (15) na Câmara dos Deputados.

Confira o voto dos deputados federais pelo RN:

Benes Leocádio (Republicanos-RN) – SIM
Beto Rosado (PP-RN) – SIM
Carla Dickson (PROS-RN) – SIM
General Girão (PSL-RN) – SIM
João Maia (PL-RN) – SIM
Natália Bonavides (PT-RN) – NÃO
Rafael Motta (PSB-RN) – NÃO
Walter Alves (MDB-RN) – AUSENTE

Orientaram Sim à proposta (na prática, a favor do novo fundão): PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, DEM, Solidariedade, Pros, PSC, PTB e Cidadania.

Orientaram Não à proposta: PT, PSB, PDT, Podemos, PSOL, Novo, PV, Rede e a liderança da Oposição.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar