GMN resgata gavião-carijó e coruja-buraqueira feridos na Zona Norte

GMN coruja

A GMN tem um grupamento específico que realiza o trabalho de preservação da fauna silvestre da capital natalense.

O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal de Natal (Gaam/GMN) resgatou na última sexta-feira (16), um gavião-carijó e uma coruja-buraqueira com sinais de ferimentos. As aves foram resgatadas no conjunto Nova Natal, na zona Norte de Natal. A ação faz parte do trabalho de preservação da fauna silvestre realizado pela Prefeitura de Natal.

De acordo com a Guarda Municipal de Natal, a ampliação nas ações ambientais tem verificado o aumento de ocorrências de animais feridos ou em situação de perigo dentro da área urbana. A coruja-buraqueira (Athene cunicularia) foi encontrada dentro de uma residência localizada na rua Boi Bumbá. A ave estava sem movimento nas pernas e nas garras, ocasionando a impossibilidade de voar.

Já o segundo resgate foi o de um gavião-carijó que adentrou no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Stella Lopes da Silva, na Rua dos Mororós, conjunto Nova Natal. O animal apresentava dificuldade de alçar voo, permanecendo sempre no solo. “Não conseguimos identificar o motivo do gavião não voar, então demos sequência ao resgate mantendo-o na mesma caixa de papelão que se encontrava, no sentido de movimentá-lo menos possível, até a entrega aos cuidados veterinários”, contou A. Pereira.

As duas aves silvestres foram direcionadas à Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), no Parque das Dunas, e em seguida encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para que as mesmas sejam avaliadas por veterinário, passem por tratamento e, quando em boas condições, sejam devolvidas a natureza.

A coruja-buraqueira é uma ave pequena. Quando adulta, chega a medir de 23 centímetros a 27 centímetros e a pesar entre 170 gramas e 214 gramas. Tem uma envergadura entre 53 centímetros e 61 centímetros. Já o gavião-carijó mede de 31 a 41 centímetros de comprimento, sendo os machos 20% menores que as fêmeas. Este último é encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil.

Para acionar as equipes de resgate de animais silvestres da Guarda Municipal, a população pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições serão deslocadas ao local da ocorrência.

Foto: Divulgação/Semdes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês