Cinemateca Brasileira em chamas

Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo; é o terceiro incidente catastrófico em 5 anos

Incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira no início da noite desta quinta-feira, 29 de julho; é o terceiro incidente em cinco anos.

Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira no início da noite de hoje (29). O prédio fica localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um chamado para fogo em edificação comercial na Rua Othão, 290, ocorreu por volta das 18h.

No endereço, ficam localizados um conjunto de galpões, de cerca de 6.356 m² de área construída, onde parte do acervo da Cinemateca Brasileira é guardado. O incêndio não ocorreu na sede da Cinemateca Brasileira, que fica na Vila Mariana.

Não há vítimas, de acordo com as informações iniciais. 15 viaturas com quase 50 bombeiros foram enviadas para combater o fogo. No galpão, há materiais altamente inflamáveis. A estratégia dos bombeiros é combater o incêndio é impedir que o fogo se alastre para galpões vizinhos.

Em 2016, outro incêndio atingiu a Cinemateca Brasileira

Em fevereiro de 2016, outro incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira durante a madrugada. Na época, segundo informações dos bombeiros, parte do acervo foi atingida e 500 obras foram consumidas pelas De acordo com o Ministério da Cultura, o fogo atingiu um dos quatro depósitos de armazenamento de filmes em suporte de nitrato de celulose, característico da produção cinematográfica anterior à década de 1950.

Em 2020, foi a vez de um alagamento atingir o local

No dia 10 de fevereiro de 2020, uma chuva forte em São Paulo alagou um galpão que pertence ao órgão na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. O alagamento também afetou o estúdio do premiado fotógrafo Bob Wolfenson.

Fontes da Cinemateca afirmaram que o galpão da Vila Leopoldina guardava principalmente material secundário, como mobiliário, fotografias, livros e folhetos, enquanto a maior parte do material de exibição ficava na sede da Cinemateca na Vila Clementino, Zona Sul de SP.

No Twitter, internautas e famosos comentam mais um incêndio na Cinemateca Brasileira

Foto: Reprodução/Ariane Breyton

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.