A Prefeitura de Natal informa que, a partir desta quarta-feira, 11 de agosto, o cadastramento para receber a dose da Xepa da Vacina deve ser realizado por meio do portal Natal Vacina, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Natal (SMS/Natal). Desta forma, o interessado não precisa mais sair de casa para conseguir uma vaga na fila dos imunizantes que sobram diariamente.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, até agora, mais de 300 natalenses já puderam se imunizar através dessa inciativa. O projeto da Xepa da Vacina foi iniciativa da vereadora Divaneide Basílio, do Partido dos Trabalhadores de Natal. De acordo com a parlamentar, a ideia para o PL (que foi sancionado pelo prefeito Álvaro Dias e se tornou lei) partiu do fato de que determinados fabricantes possuem um prazo curto de validade dos frascos após abertos, como a Pfizer e a CoronaVac, que têm o limite de apenas seis horas.
Logo, para evitar desperdícios e avançar com a vacinação na cidade, a Prefeitura de Natal sancionou a Lei n° 7.170/2021, regulamentando a Xepa da Vacina. Para se imunizar, basta ser residente de Natal e morar próximo a uma das 35 UBS espalhadas pela capital; além de ser maior de 18 anos. Uma das primeiras pessoas contempladas foi a fotógrafa Raiane Miranda da Silva, de 20 anos, moradora do bairro Planalto, na zona Oeste da capital. Ela tomou o imunizante da Pfizer na UBS Rosângela Lima.
“A ficha ainda está caindo. Quando eu soube da xepa, saí de casa às 06h da manhã para aguardar a UBS Rosângela Lima abrir e fazer o meu cadastro. Nem acreditei quando me ligaram por volta das 16h, larguei tudo que estava fazendo e saí correndo. Estou feliz demais e agradeço pelo acolhimento que eu tive e a oportunidade de tomar a vacina”, comemorou Raiane Silva.
Com a criação do formulário online, a Secretaria Municipal de Saúde cessou, nesta terça-feira (10), o cadastro presencial, o qual passa a ser possível somente no formato online, através do Portal Natal Vacina. Apesar disso, o meio de contato com o cidadão continua sendo através do número de telefone informado no ato do cadastro.
Foto: Raiane Miranda/Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.