O escritor, astrólogo e guru bolsonarista Olavo de Carvalho acaba de ser internado novamente no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). De acordo com boletim médico do hospital, o guru bolsonarista deu entrada no InCor para tratar um quadro grave de infecção urinária. As informações foram passadas pelo jornal O Globo.
Em julho deste ano, Olavo de Carvalho já tinha sido internado após passar mal durante o voo entre os Estados Unidos e o Brasil. Na ocasião, o hospital disse que o astrólogo apresentava um quadro estável e passaria por “avaliação cardiológica”.
Na ocasião, o escritor também foi submetido a uma cirurgia de emergência para rever a operação da bexiga a que foi submetido em maio deste ano, ainda nos Estados Unidos. Após dez dias, o guru teve alta.
Primeira Internação de Olavo de Carvalho foi questionada
Na época da primeira internação, um grupo de médico questionou o internamento direto de Olavo na unidade especializada. Os profissionais afirmaram que aguardavam há meses por um leito para seus pacientes do SUS. A crítica foi a respeito do fato de Olavo ter conseguido uma vaga no InCor vindo dos Estados Unidos. Ele teria dado entrada na instituição pelo SUS, sem passar pela central de regulação de leitos (Crosp) do Estado.
Questionado na época por uma equipe de reportagem do jornal Folha de São Paulo, o InCor afirmou que não poderia confirmar se Olavo está internado ou não pelo SUS. Já a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas disse que Olavo deu entrada pela emergência do InCor e que, nesses casos, não precisaria passar pela regulação de leitos.
Os internautas também não deixaram passar a internação do astrólogo em um hospital público. Usuários resgataram publicações em que o autor critica médicos da USP e o SUS. A própria filha de Olavo de Carvalho criticou sua vinda e acusou o pai de “furar a fila do sistema de saúde brasileiro”.
Além de criticar as universidades e negar a existência do coronavírus, o astrólogo também nega os efeitos nocivos do cigarro
Quem já assistiu aos vídeos do ex-astrólogo, percebe que é comum o negacionismo do guru bolsonarista a respeito dos males do cigarro e do tabagismo.
De acordo com o guru bolsonarista, “cigarro não faz mal, isto tudo é uma empulhação da Indústria Farmacêutica que vendem remédios que matam a população. Cigarro faz bem para a atividade cerebral e diminui o colesterol, quantas pessoas com Alzheimer fumantes você já viu?”, diz.
Declarações assim são comuns nos conteúdos disponibilizados nas redes em que costuma “dar aulas” aos seus seguidores, como pode ser visto no vídeo abaixo:
Foto: Reprodução/Redes sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.