Volta a crescer o número de idosos mortos por Covid no Brasil; Fiocruz alerta que crescimento provém da sensação de que ‘a pandemia acabou’

Aumenta número de idosos mortos por Covid; Fiocruz alerta para aumento da transmissão

Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que, a cada dez mortos pela Covid-19 no Brasil atualmente, quase sete são idosos. As informações foram divulgadas na noite desta quinta-feira, 19, e de acordo com o boletim, o avanço da vacinação entre as pessoas mais jovens e o fato de o vírus continuar circulando intensamente no Brasil explicam o fato de o segmento mais vulnerável da população voltar a representar a maior parte dos óbitos pela infecção, mesmo com a imunização completa.

Segundo o informativo, também há, pela 8ª semana consecutiva, a redução do número de casos, internações e óbitos no Brasil, com exceção do Rio de Janeiro, que vai em direção inversa à tendência.

Maior infecção dos idosos

Segundo o informativo, a proporção de idosos entre o total de internações pela Covid já esteve em 27,1% na semana 23, entre os dias 6 e 12 de junho. Agora, nas semanas 31 e 32, de 1º a 14 de agosto, o porcentual é de 43,6%. Já em relação aos óbitos, comparando com a mesma semana 23, o salto foi de 44,6% para 69,2%. Os números mostram a reversão da tendência anterior, que era de rejuvenescimento da pandemia.

A Fiocruz alerta que os dados não querem dizer que as vacinas não funcionem. Pelo contrário, a vacinação reduz significativamente o número de casos graves e de óbitos. Porém, nenhuma vacina é 100% eficaz contra o vírus, e diante da sua alta circulação, é esperado que o número de casos e mortes aumente proporcionalmente na faixa etária mais vulnerável. Além disso, é natural que a imunidade caia após alguns meses da vacinação. Por isso, cientistas pedem mais atenção às medidas de prevenção.

O aumento de infecções e óbitos entre idosos já vacinados, inclusive, levou o Ministério da Saúde a avaliar a aplicação de uma 3ª dose em grupos mais vulneráveis, como os idosos.

Dados pelo país

Os casos e óbitos pela Covid vêm caindo nas últimas oito semanas. A taxa de mortalidade geral do Brasil diminuiu 0,9% ao dia. A taxa de incidência de casos de Covid foi reduzida em 1,5% diariamente. Porém, no Rio de Janeiro, há o avanço da variante Delta, que é mais transmissível. No Estado, a ocupação dos leitos hospitalares destinados à infecção está em 70%, já chegando a 92% na capital. “A sensação artificial de que a pandemia acabou é a responsável por um relaxamento das medidas de prevenção”, alertam os pesquisadores.

Com informações do Estadão

Foto: UFRN/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês