Deputado parelhense Francisco do PT elogia RN Sem Chamas, programa criado para combater queimadas e incêndios no Estado

Deputado parelhense Francisco do PT elogia RN Sem Chamas, programa do Governo do RN que combaterá queimadas e incêndios no Estado

O deputado Francisco do PT participou, nesta segunda-feira (30), do lançamento do Plano Estadual de Prevenção Ambiental e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, nomeado de RN Sem Chamas, do Governo do Estado e elogiou a iniciativa do executivo potiguar. O plano, que envolve Idema, Corpo de Bombeiros, ITEP, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil, contempla ações educativas, de monitoramento e de resposta às queimadas e incêndios florestais do RN.

“O período que estamos vivendo é de muita seca e calor, o que favorece a propagação do fogo e, portanto, uma iniciativa como essa é muito necessária, porque combater os incêndios depois que eles começam é bem mais difícil, sem falar nos danos que eles causam, que são irreparáveis”, disse o deputado Francisco do PT que lembrou ainda os incêndios de grandes proporções que aconteceram no ano passado em Parelhas, Serra Negra do Norte e Patu, na Serra do Lima. “Foram momentos desesperadores aqueles, na tentativa de conter as chamas que se propagaram durante dias”, completou o parlamentar.

A governadora Fátima Bezerra durante o seu discurso disse que a participação da população é fundamental para o sucesso do plano. “Eu sei que esse plano só vai avançar com engajamento da sociedade. Sabemos que essa iniciativa é dever do Estado, mas depende também do compromisso com a sociedade”, afirmou a governadora, que pediu a população que denuncie infrações e crimes ambientais através do 0800 281 1975 e notifique incêndios pelo 193.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do RN, coronel Monteiro, grande parte dos incêndios ocorre por causa de ações humanas e que por isso poderiam ser evitados. “A gente precisa erradicar os incêndios porque isso significa salvar vidas”, disse o comandante.

Representantes de todos órgãos envolvidos no plano participaram da solenidade.

Foto: Reprodução/Francisco do PT

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal