O projeto de lei do vereador Hermes Câmara (PTB) que denomina o Mercado Público das Quintas, na zona Oeste de Natal, de “Mercado Público Petrônio Medeiros”, foi executado oficialmente nesta segunda-feira (6). A ação homenageia um comerciante que atuou por 56 anos no local. A lei já havia sido aprovada na Câmara Municipal de Natal e sancionada pelo poder executivo.
Hoje, ocorreu a cerimônia de oficialização do novo nome do equipamento público, dentro das comemorações dos 304 anos do bairro das Quintas, reunindo políticos e autoridades. A família do comerciante Petrônio Medeiros também esteve presente, demonstrando gratidão e emoção durante o evento.
Propositor da lei, o vereador Hermes Câmara falou sobre o projeto: “essa é uma justa homenagem que prestamos a esse grande comerciante. Fico feliz por estar aqui ao lado de toda a família de seu Petrônio, que tem uma história importante, contribuindo não apenas com o mercado que agora leva o seu nome, mas com o desenvolvimento do bairro das Quintas”, afirmou.
Ainda segundo o vereador, a lei enaltece ainda mais a história das Quintas: “Em meio às comemorações dos 304 anos desse bairro tão querido de Natal, prestamos essa homenagem e deixamos a história das Quintas ainda mais encantadora, garantindo que pessoas do bairro sejam representadas por personalidades de seus bairros”, disse o vereador.
Mercado Público Petrônio Medeiros
Nascido em Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, em 6 de setembro de 1919, o comerciante Petrônio Medeiros chegou em Natal no ano de 1965. Pai de 13 filhos, passou a maior parte de sua vida morando e comercializando no Mercado Público das Quintas juntamente com seus filhos.
Aos poucos, Petrônio Medeiros foi se tornando uma figura conhecida e admirada por todo o bairro, deixando um legado de trabalho e serviço no referido mercado, ajudando a torná-lo um dos mais tradicionais mercados de Natal.
Hoje, com o patriarca in memoriam, parte de seus filhos, genros e amigos ainda continuam a trabalhar no referido mercado, desenvolvendo até hoje os ofícios que aprenderam com sr. Petrônio, deixando saudade e orgulho em todos que lá trabalham.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.