UFRN, PGR e Defensoria do Estado discutem retomada do Circular do Campus

UFRN, PGR e Defensoria do Estado discutem retomada do Circular do Campus

Mais uma reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira com o objetivo de encontrar uma solução para o retorno da linha 588, conhecida pelos estudantes da UFRN como Circular do Campus. Apesar do retorno de parte das atividades, a linha segue sem ser operada por parte das empresas de ônibus de Natal – todas as seis viações que atuam no sistema de transporte urbano são responsáveis pelo trajeto – desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020.

O encontro desta manhã contou com a participação da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que realizou um encontro virtual com representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Defensoria Pública do Estado do RN. Na ocasião, o reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda, alertou que a falta de oferta do Circular do Campus da UFRN tem causado grandes prejuízos para a instituição de ensino.

Apesar de o circular não ser responsabilidade da UFRN, pois a linha faz parte do sistema de transporte público, a Universidade vem buscando resolver a retomada do serviço, desde o início de julho, junto à Prefeitura do Natal, Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), Procuradoria Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público do RN, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública Estadual.

De acordo com a UFRN, com o retorno presencial das atividades administrativas, técnicas e de gestão, até 1° de outubro, e o início do semestre letivo 2021.2, que se dará em 18 de outubro, Henio Miranda, reforçou que é urgente a volta do serviço do Circular do Campus atendendo à comunidade escolar. Ao longo da pandemia, as empresas também retiraram as demais linhas que operavam com trajeto pelo Campus universitário.

Nessa perspectiva, o procurador federal, Dijonilson Veríssimo, e a defensora pública, Cláudia Carvalho, analisaram as possibilidades jurídicas para que ocorra o cumprimento do serviço de transporte público, visto que a sua suspensão prejudica a educação pública e atinge, principalmente, os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, que correspondem a cerca de 50% da comunidade universitária.

Foto: Denis Paz/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês