Movimenta Mulheres compõe grupo criado pelo Governo do RN para a construção de monumento em homenagem à Nísia Floresta

Movimenta Mulheres compõe grupo criado pelo Governo do RN para construção de monumento em homenagem à Nísia Floresta

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte publicou ontem a Portaria Conjunta n° 008, de 13 de outubro de 2021, que constitui Grupo de Trabalho Intersecretarial – GTI com a finalidade de promover discussões e desenvolver estudo para verificar a viabilidade de construção do equipamento denominado “Monumento à Mulher” em homenagem à Nísia Floresta Brasileira Augusta, idealizado pela arquiteta e urbanista Karenina Hentz da Cunha Lima, também presidenta do Movimenta Mulheres RN.

“Comemoramos este passo inicial, formalizado pelo Governo do Estado do RN e o acolhimento e engajamento da Governadora Fátima Bezerra, comprometida com nossas lutas e ciente, enquanto única mulher governadora do Brasil, da enorme necessidade do resgate à memória de Nísia Floresta Brasileira Augusta”, afirma Karenina Hentz.

O grupo será coordenado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), contando com a participação da assessoria do Gabinete Civil do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Fundação José Augusto e do Grupo Movimenta Mulheres (RN), representando a sociedade civil.

“Estivemos, no último 12 de outubro, no município de Nísia Floresta para realizar um Cortejo Poético em comemoração aos seus 211 anos. O último restauro ao túmulo de Nísia aconteceu em 1989. Assim constatamos, mais uma vez, a extrema necessidade de realocar os restos mortais da nossa Eterna Educadora e Defensora das Mulheres, que permanecem à beira da estrada, sem nenhuma sinalização adequada ao seu túmulo, sem nenhum cuidado ou manutenção”, diz Karenina Hentz.

Esperamos com um ‘Monumento à Mulher’ resgatar a memória de Nisia Floresta, bem como ladeá-la das inúmeras norte-rio-grandenses que se destacaram em nossa história. O Rio Grande do Norte é referência mundial de mulheres pioneiras e temos obrigação de cuidar bem deste legado”, continua a arquiteta.

O Grupo de Trabalho Intersecretarial – GTI terá duração de 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias, período no qual estudos serão propostos e observados de maneira multifocal no afã de viabilizar a construção. “Uma vez erguido o Monumento à Mulher, teremos certeza de que a representatividade de Nísia Floresta entrará não somente na rota Cultural do nosso Estado, mas na rota do Turismo, movimentará a economia do município e será referência internacional e sem fronteiras do pioneirismo e das lutas das mulheres do RN”, conclui Karenina Hentz.

Foto: Reprodução/Grupo Movimenta Mulheres (RN)

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês