Administração Penitenciária do RN (Seap/RN) adota novas regras que flexibilizam a visitação nas unidades prisionais

Secretaria da Administração Penitenciária do RN (Seap RN) adota novas regras que flexibilizam a visitação nas unidades prisionais

Após um ano e oito meses de isolamento das unidades prisionais do Rio Grande do Norte, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap/RN) adotou novas regras para flexibilizar as visitas as pessoas privadas de liberdade. Com população carcerária de 11.628 privados de liberdade, sendo 7.104 em regime fechado, a secretaria registra o quantitativo de um óbito de preso – que já adentrou a unidade penal doente, além da morte de três policiais penais vítimas da covid-19.

De acordo com a resolução publicada pela secretaria, a partir de novembro, no dia designado para a visitação, cada pessoa privada de liberdade poderá receber um visitante adulto e uma criança, sem prejuízo da visita virtual. Para isso, são necessários, além do cadastro prévio no sistema da Seap, para controle e segurança dos acessos, comprovante de vacinação completa contra covid-19 (obrigatoriedade a partir de 12 anos). Permanecem as regras que inviabilizam a visita de grávidas, maiores de 60 anos, do grupo de risco do covid-19 e pessoas com sintomas gripais.

A resolução também autoriza a entrada de capelães, autoridades e voluntários religiosos, desde que comprovem estar vacinados contra a covid-19 e submetidos às mesmas regras de controle e segurança das visitas.

O uso de máscara e higienização das mãos são obrigatórios. As unidades prisionais estão equipadas com álcool 70% e pias com sabão à disposição dos visitantes. Haverá acesso de no mínimo três grupos de visitantes por dia, sendo o tempo de duração de 30 minutos para cada grupo, a contar do encontro entre visitante e pessoa privada de liberdade. Não são considerados os períodos de cadastramento, escaneamento corporal e demais procedimentos de acesso e deslocamento.

O Comitê de Crise monitora e execução de ações com foco na prevenção e contenção do novo Coronavírus no âmbito do sistema penitenciário desde março de 2020. A primeira medida tomada foi atender a recomendação geral dos órgãos de saúde e diminuir ao máximo o contato entre as pessoas, a fim de evitar a proliferação do vírus. A medida visou proteger a vida de servidores e internos, mostrando-se eficaz no enfrentamento da pandemia.

A Seap ainda informou que o comitê segue atualizando os dados diariamente e, caso algum caso de covid-19 seja detectado, a unidade prisional voltará a suspender os acessos externos pelo período de 15 dias. Outro indicador que inviabiliza a visita é a taxa de ocupação de leitos de UTI. Caso esteja superior a 80%, de acordo com relatório epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde, o estabelecimento prisional bloqueia os acessos.

Todos os procedimentos estão sujeitos a mudança ou suspensão, a qualquer momento, considerando o cenário pandêmico e as determinações estabelecidas pelo Governo do Estado.

Foto: Reprodução/ Secretaria da Administração Penitenciária (Seap/RN)

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês