Estudantes do SESI Escola São Gonçalo do Amarante vão participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes do SESI Escola São Gonçalo do Amarante vão participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Serão realizadas neste sábado (6.nov.2021) as provas da segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para alunos de escolas públicas e privadas de todo Brasil. Nesta etapa, os alunos do Nível 1 (6º e 7º Ano do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º Ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio) farão uma prova discursiva, diferenciada por níveis e composta por seis questões valendo até 20 pontos cada.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), a OBMEP tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Uma das escolas participantes nessa segunda fase é o SESI Escola São Gonçalo do Amarante, localizada na região Metropolitana de Natal. Ao todo, 10 alunos da instituição farão as provas nos três níveis.

Alunas do 7º ano, Tainá Layla e Cecília Aine vão participar da prova pelo Nível 1. As duas são amigas e parceiras de outras competições pelo SESI, como na equipe no Torneio First Lego League, competição de Robótica Escolar, onde participaram junto com a Equipe Jovens Punarés, se classificando na competição regional e representando o RN em todo Brasil.

“Para mim, a OBMEP é uma grande oportunidade para crianças e jovens crescerem no mundo por meio da Matemática. Eu tenho grandes expectativas para a olimpíada, espero conseguir uma medalha, mesmo tendo muita gente na competição”, afirmou Tainá, que já foi premiada com a Medalha de Bronze no Concurso Internacional Canguru de Matemática – ciclo 2021. O concurso Canguru é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de seis milhões de participantes por ano em mais de 80 países.

Cecília também tem boas expectativas, e afirma que deseja ter um bom desempenho na prova: “Eu estou muito animada para fazer a prova e que eu quero muito passar. Mas não apenas pela medalha, até porque o que importa não é só isso, é também o conhecimento que você vai conseguir com tudo”, afirmou a jovem.

Estudantes do SESI Escola Sao Goncalo do Amarante vao participar da 16a Olimpiada Brasileira de Matematica 2

O incentivo também ocorre pelo professor de Matemática da instituição, Smith Oliveira. Segundo ele, a competição possibilita identificar talentos na Matemática e promover a inclusão social através da difusão do conhecimento da ciência numérica: “Aqui no SESI Escola São Gonçalo nós estimulamos os nossos discentes a participação na competição e fomos agraciados com aprovações de estudantes para a segunda fase, como por exemplo, as estudantes Cecília e Tainá do 7⁰ ano, Maria Eduarda e Yhana do 9⁰ ano e Nathalia da 1⁰ série. A 2⁰ fase acontecerá no dia 06 de novembro de 2021”, relata o professor.

Na avaliação do gerente do Sesi Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, a OBMEP contribui com o incentivo para o aprendizado da Matemática por parte dos alunos, rendendo bons frutos aos estudantes: “A olimpíada tem sido uma ferramenta valiosa para o engajamento dos alunos do SESI Escola São Gonçalo no ensino da Matemática. A iniciativa desperta cada vez mais o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando seu rendimento em sala de aula e despertando competências e habilidades necessárias para seu desenvolvimento acadêmico”, afirma Anderson.

Provas

Para ter acesso ao local de prova, o aluno deverá acessar este link (http://obmep.org.br/mapa_2afase.htm), informar seu estado, seu município, localizar sua escola e seu nome na lista. As escolas que desejem conferir o local em que seus alunos farão a prova da segunda fase devem informar seu código INEP no mesmo link.

A OBMEP recomenda que os alunos cheguem aos centros de aplicação com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), o cartão informativo da OBMEP, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. Para mais informações, acesse o regulamento (http://www.obmep.org.br/regulamento.htm).

Os candidatos terão três horas para concluir a avaliação. A divulgação dos premiados será em 18 de janeiro de 2022. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante a realização da prova.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo