Alexandre de Moraes afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB

Alexandre de Moraes afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afastou o ex-deputado federal Roberto Jefferson da presidência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) por 180 dias. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (10.nov.2021). Roberto Jefferson está preso desde agosto no Complexo Prisional de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, por conta dos ataques às instituições democráticas e das ameaças aos magistrados da Suprema Corte. A prisão também foi determinada por Moraes.

Na decisão, Moraes considera que a saída do ex-deputado do cargo de presidente do partido é necessária “para fazer cessar a utilização de dinheiro público na continuidade da prática de atividades ilícitas”, afirma. “Efetivamente, o que se verifica é existência de fortes indícios de que a estrutura do PTB, inclusive os recursos oriundos do fundo partidário, tem sido indevida e reiteradamente utilizada com o objetivo de viabilizar e impulsionar a propagação das declarações criminosas proferidas por Roberto Jefferson na internet”, diz o despacho do ministro.

Ainda de acordo com o ministro, Roberto Jefferson continua a fomentar os crimes pelos quais foi condenado preventivamente, como a disseminação de notícias falsas com o objetivo de atacar a integridade das instituições do Poder Judiciário e de seus membros, mesmo estando preso. A decisão atende uma ação movida por seis parlamentares do partido, que pediam o afastamento do ex-deputado da presidência da legenda devido seus “crimes” que infringem o estatuto do partido.

Foto: Weleson Nascimento/PTB Nacional

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês