Vereadora Nina Souza apresenta emendas que garantem ações de proteção à causa animal em Natal

Image

Com o intuito de criar políticas públicas em defesa dos animais, a vereadora Nina (PDT) encartou emendas voltadas para a causa animal no texto do Plano Plurianual (PPA), que foi aprovado nesta quarta-feira (17) pelos vereadores da Câmara Municipal de Natal. As emendas incluem castração de dez mil animais, substituição das carroças com tração animal por veículos e instituição do Banco de Ração, Conselho Animal e Registro Animal na cidade de Natal.

A causa animal é uma das bandeiras de luta da parlamentar desde o seu primeiro mandato. “A consciência das pessoas está mudando cada vez mais. E a legislação também precisa mudar. A sociedade deve parar de tratar animais como se fossem ‘coisas’. Eles necessitam de atenção e cuidado. Essa é uma pauta que deve ser fortalecida e que está se tornando cada dia mais presente”, enfatizou a parlamentar.

Erradicação das carroças

A atividade dos carroceiros já vem mudando em várias partes do país. Programas como Cavalo de Aço e Carreto do Bem substituíram as carroças com tração animal por veículos, que podem ter tração manual ou mesmo motorizada. De acordo com a vereadora Nina, a ideia é estabelecer intervenções junto aos condutores para atentar à importância da substituição das carroças. Além disso, também será necessário desenvolver ações sociais e de capacitação desses trabalhadores.

Os carroceiros e seus animais são submetidos a cargas e jornadas excessivas, o que resulta em prejuízos à saúde de ambos. É necessário que haja uma intervenção com relação a isso. Outro benefício que a emenda visa alcançar é a melhoria do trânsito, uma vez que as carroças podem, por vezes, ser passíveis de acidentes em meio ao trânsito intenso”, pontuou a parlamentar.

Proteção aos animais

Sancionadas no ano de 2020, as leis que criam o Banco de Ração, Conselho Animal e Registro Animal são de autoria da vereadora Nina e já deveriam estar em vigor na cidade. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem postergando a implantação. A parlamentar incluiu uma emenda com o mesmo objetivo das leis dentro do PPA, com o objetivo de pressionar o município a entender a importância desses pleitos.

“É inadmissível que não tenhamos instrumentos simples como esses em Natal. Eles são de extrema importância para a proteção dos animais e podem funcionar com parcerias público-privadas. Há várias formas de executar e vamos pressionar o governo para que sejam implantados”, destacou.

Foto: Elpídio Júnior

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês