A prefeitura de Natal reduziu o intervalo para aplicação da dose de reforço em idosos para quatro meses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), a partir desta quarta-feira (8.dez.2021), idosos com mais de 70 anos que já tenham completado quatro meses desde que tomaram a segunda dose podem procurar um dos pontos de vacinação na cidade.
A medida foi adotada por causa da baixa procura da população. Segundo a SMS, o município já havia aberto a aplicação da dose de reforço para qualquer adulto com mais de 18 anos que tivesse completado cinco meses de aplicação da D2, até mesmo para pessoas que moram em outras cidades. Atualmente, Natal possui 40 mil pessoas aptas a partir de agora para receber o imunizante, dentro dessa faixa etária contemplada.
A SMS informou que a dose de reforço em idosos e nos demais públicos vem sendo aplicada em todos os pontos vacinais da cidade (unidades básicas, drives ou trailer da árvore de Mirassol – este último de quinta-feira a domingo) para qualquer munícipe que esteja dentro dos critérios de intervalo, portando documentação comprobatória e que tenha concluído seu esquema vacinal com Coronavac, Oxford ou Pfizer. A população pode consultar os locais de vacinação e os horários de funcionamento através do site https://vacina.natal.rn.gov.br/.
Quem pode tomar a vacina:
Primeira dose
Pessoas com 12 anos e mais.
Segunda dose
Coronavac
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.
Oxford
- Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro
- Gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.
Pfizer
- A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.
Janssen
- Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 5 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.
Terceira dose
- População em geral com 18 anos e mais (há cinco meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer)
- População com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).
- Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico.
Foto: Ascom/SMS
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.