A prefeitura de Natal infirmou que o funcionamento dos pontos de vacinação contra a covid-19 passará por alterações no período do Natal e do Ano Novo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), o serviço será suspenso nos feriados de Natal, em 25 de dezembro, e no dia 1º de janeiro de 2022 em todas as unidades do município.
De acordo com a pasta, nas vésperas dos feriados (24 e 31 de dezembro), haverá atendimento das 9h às 16h nos pontos de vacinação montados no Ginásio Nélio Dias e nos shoppings Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam até às quintas-feiras, dias 23 e 30 dezembro respectivamente.
Já nos dias 24 e 31 de dezembro de 2021, as UBSs estarão fechadas, seguindo o ponto facultativo da Prefeitura de Natal. Na Praça da Árvore de Mirassol, o trailer de vacinação também não funcionará nos dias 24, 25, 31 e 1° de janeiro de 2022.
Vacinação em Natal
Primeira dose:
- Pessoas com 12 anos e mais.
Segunda dose:
- Coronavac: Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.
- Oxford: Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro e grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
- Pfizer: A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias. Também disponível para gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e ou da Janssen.
- Janssen: A dose de reforço da Janssen pode ser aplicada com 2 meses de intervalo utilizando o imunizante Pfizer, para qualquer morador de Natal.
Terceira dose:
- População em geral com 18 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer)
- População com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).
- Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico.
Foto: Renato Alves/ Agência Brasília /Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.