Os servidores do Instituto de Previdência Estadual do Rio Grande do Norte (Ipern) decidiram suspender os atendimentos do órgão em todo o estado após deflagrarem greve na última quinta-feira (10.mar.2022), de acordo com informações do sindicato que representa os servidores. Os funcionários cobram do governo a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), com reajuste de salários, e a realização de concurso público para o Instituto.
O instituto atende principalmente servidores aposentados do estado, que precisam fazer prova de vida periodicamente. Funcionários da ativa também costumam procurar o local para dar entrada no processo de aposentadoria, entre outros serviços ligados à previdência estadual.
De acordo com o sindicato, o Ipern conta com aproximadamente 80 servidores para atender a todo o funcionalismo público estadual. O último concurso para o Ipern foi realizado em 1977, há 44 anos. “Assim, a categoria denuncia a urgência na realização de um certame, tendo em vista que muitos trabalhadores da ativa estão próximos de se aposentar e é necessário manter o serviço da previdência”, diz o sindicato.
O sindicato também considera que, quanto ao plano de cargos, há necessidade de reestruturação das tabelas, porque os valores estariam defasados e abaixo dos ganhos de outras categorias.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.