Ministro da Saúde pede ao Senado para rebaixar covid-19 à situação de endemia no Brasil

Ministro da Saúde pede ao Senado para rebaixar covid-19 à situação de endemia no Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu nesta terça-feira (15.mar.2022) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para tratar sobre a possibilidade de flexibilização do estado de emergência sanitária do Brasil em relação à covid-19. Queiroga pediu para que a situação possa ser tratada como endemia.

“Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China. Mas me comprometi a levar a discussão [de rebaixar a covid-19 à situação de endemia] aos líderes do Senado”, afirmou Pacheco, em uma publicação em uma de suas redes sociais após o encontro com Queiroga.

O ministro já havia se reunido na semana passada com presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para tratar do mesmo assunto e também deverá ter um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, sobre o tema.

Dados

De acordo com dados da da última sexta-feira (11.mar.2022), divulgados pelo Ministério da Saúde, 91% da população brasileira acima de 12 anos já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19. Desse total, 84,38% completou o esquema vacinal e apenas 36,48% das pessoas acima de 18 anos receberam a dose de reforço.

Nas últimas semanas, alguns municípios e estados – incluindo Natal e o Rio Grande do Norte – revogaram o uso de máscara. A permissão varia de acordo com entes municipais e estaduais, permitindo que a população possa ficar sem utilizar as máscaras em ambientes abertos e/ou fechados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Brasil registrou 656 mil mortes causadas pela covid-19, além de 29,4 milhões de infectados.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês