Parque Eólico Serra do Mel II é inaugurado no Rio Grande do Norte

Parque Eólico Serra do Mel II é inaugurado no Rio Grande do Norte

O Parque Eólico Serra do Mel II é o segundo complexo da Echoenergia no Rio Grande do Norte, junto ao Echo3.

Com a participação da governadora Fátima Bezerra, foi inaugurado nesta terça-feira, 29 de março, mais um parque eólico no Rio Grande do Norte, Estado líder em geração deste tipo de energia no Brasil. A solenidade aconteceu no espaço de Eventos do Hotel Termas, em Mossoró.

Com capacidade instalada de 1.2 GW, o parque eólico Serra do Mel II, da Echoenergia, é um dos 216 empreendimentos em operação no estado.

“Esse governo tem consciência da importância do tema das energias renováveis e trabalha de forma integrada, mantendo um diálogo franco com a iniciativa privada, para promover cada vez mais o desenvolvimento do Estado”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Para a chefe do Executivo estadual, o compromisso do Estado com o setor de energias renováveis está expresso em ações como o lançamento da Plataforma do Atlas Eólico e Solar do RN feito nesta segunda, com o objetivo de mapear as áreas disponíveis para novos investimentos em usinas eólicas e solares, o Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e a conclusão dos estudos para instalação de um porto-indústria no estado para dar suporte à indústria eólica offshore (no mar).

“O futuro está sendo construído no presente com uma gestão que tem planejamento, foco e responsabilidade”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra. O Serra do Mel II é o segundo complexo eólico da empresa no Rio Grande do Norte. O outro é o Echo3, também em Serra do Mel, com 24 aerogeradores e 101 MW de potência instalada.

Segundo Edgard Corrochano, CEO (diretor presidente) da Echoenergia, com investimentos de R$ 2,2 bilhões, o empreendimento gerou 10 mil empregos. “Só em projetos sociais na cidade, investimos R$ 4,5 milhões, contemplando 15 mil famílias”, pontuou.

Hoje, o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil, com 6,6 Gigawatts de potência instalada. O Estado possui 345 empreendimentos (operação, construção e contratados) e 11,2 GW de potência instalada e a ser gerada.

E o RN tem potencial no offshore (no mar) para produzir 140 GW, o equivalente a 10 usinas do porte de Itaipu (segunda maior hidrelétrica do mundo). Acompanharam a governadora o secretário de Comunicação, Daniel Cabral, o secretário adjunto de Desenvolvimento, Silvio Torquato, e o coordenador de Desenvolvimento Energético, Hugo Fonseca.

Participaram, ainda, o presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Franklin Filgueira, representando no ato o prefeito Alysson Bezerra, o prefeito de Serra do Mel, Osivan Bibiano de Azevedo (PR), o vereador de Natal, Eribaldo Medeiros (PSB), empresários do ramo de energia, e servidores do IDEMA.

Echoenergia

A companhia Echoenergia tem ainda 1,1 GW em projetos prontos para construção nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí. Todos os novos empreendimentos são focados, principalmente, na geração solar.

Números

O RN produz atualmente 6,6 GW de energia eólica;
O consumo estadual é de 1,5 GW;
O RN é exportador de energia limpa;
A capacidade de produção de energia eólica no mar é de 140 GW, equivalentes a 10 hidrelétricas de Itaipu.

Foto: Divulgação/Elisa Elsie/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo