Decisão da Copa RN entre América e ABC vai ter torcida única e VAR na Arena das Dunas - Por dentro do RN
Decisão da Copa RN entre América e ABC vai ter torcida única e VAR na Arena das Dunas

Decisão da Copa RN entre América e ABC vai ter torcida única e VAR na Arena das Dunas

Decisão da Copa RN com torcida única foi definida pela Promotoria de Fiscalização da Aplicação do Estatuto do Torcedor no RN.

O clássico que vai decidir o segundo turno e pode definir a conquista do Campeonato Estadual pelo ABC, em jogo único, na quarta-feira, não será aberto para as duas torcidas. Isso foi o que definiu o responsável pela Promotoria de Fiscalização da Aplicação do Estatuto do Torcedor no RN, Luiz Eduardo Marinho.

A possibilidade da realização de um clássico aberto para o público de um modo geral pode ocorrer apenas se o Alvirrubro vencer a decisão da Copa RN e provocar os dois jogos extras contra o Alvinegro na luta pela conquista da hegemonia do futebol Potiguar. A novidade é que esse novo encontro terá a participação do VAR auxiliando o árbitro Zandick Gondim, escalado para dirigir a final.

Através de suas redes sociais, Luiz Eduardo Marinho fez o comunicado sobre a manutenção da decisão de torcida única no estádio em dias de clássicos. “Já confirmado! Jogo de quarta-feira com torcida única do clube mandante! Ato administrativo deve sair amanhã (hoje). Reunião realizada hoje por telefone com o Presidente @Zevanildo”.

Como existe a possibilidade de o encontro da decisão da Copa RN ser o último da temporada entre abecedistas e americanos, pelo fato de se conquistar o segundo turno o time Alvinegro vai se sagrar campeão de forma direta, uma parte da torcida do clube está tentando criar táticas para driblar o impedimento de comparecer à Arena das Dunas. A ideia era comprar os ingressos destinados aos alvirrubros e ir para o estádio trajando camisas brancas.

A decisão de promover os clássicos com torcida única, foi estabelecida após a promoção de cenas de violência explícita num choque entre torcedores abecedistas e americanos em diversos pontos da cidade, o mais violento ocorreu na BR-101, na altura do conjunto Mirassol.

“Ocorreu muita desinformação a respeito da orientação sobre a presença de torcida única nas redes sociais, quero dizer que em nenhum momento foi pensado na modificação daquilo que havia sido acordado. quero deixar claro que a decisão não foi unilateral, pois existe uma informação distorcida circulando de que a definição haveria partido do Ministério Público. Na realidade os relatórios de controle das torcidas nas praças esportivas são formulados pela Polícia Militar que realizou a solicitação após muitas reuniões. Todas as partes envolvidas na organização dos jogos de futebol chegaram a um consenso neste sentido, mas em nenhum momento foi dito que a medida seria de caráter definitivo”, esclareceu o promotor.

Luiz Eduardo que se disse um entusiasta da realização de futebol com a festa das duas torcidas, ressaltou que se rendeu aos argumentos utilizados pelo serviço de inteligência da PM. Com mais esse, será o terceiro clássico entre América x ABC apenas com a torcida do mandante na praça esportiva.

“Não seria razoável justamente agora, após dois jogos com torcida única, sem a evidência de uma modificação brusca no comportamento das ditas torcidas organizadas, promover uma nova alteração no processo e permitir a presença de uma torcida visitante. Isso seria um desrespeito com a Polícia Militar, que fomentou toda discussão em torno desse tema”, ressaltou.

Luiz Eduardo salienta que a medida desagrada a uma parte da população, mas também agrada a uma parte considerável da sociedade natalense, logo se trata de uma medida polêmica. “O meu desejo é que os nossos estádios voltem a receber as duas torcidas, mas que isso ocorra no momento certo. Disse ao presidente da Federação de Futebol, José Vanildo, que primeiro temos de aguardar o resultado do jogo desta quarta-feira e se for necessário a realização de mais dois clássicos e for desejo da entidade e da Polícia Militar a liberação para as duas torcidas, nós iremos voltar a discutir o tema”, destacou.

O promotor reforçou que é inaceitável apenas que ocorra omissão nas investigações, dos graves fatos de violência que vinham ocorrendo nas proximidades das praças esportivas.

“O primeiro passo a ser dado para resolver essa questão de violência nos estádios é estruturar a Polícia Civil para investigar esse tipo de crime, o policiamento no entorno dos estádios já é disponibilizado pela PM e necessitamos mais do apoio do governo estadual para que a gente tenha a tranquilidade necessária para colocar duas torcidas dentro do estádio, sem que uma bala de borracha, num momento de estresse, acerte um torcedor de bem, sem que seja necessário a utilização de spray de pimenta em quase todos os jogos. O argumento de que fatos assim afastam o mau torcedor é uma meia verdade, basta se ver os números. No último clássico realizado na Arena das Dunas foram quase 12 mil pagantes, ou seja, o maior público do campeonato ocorreu com torcida única”, frisou.

O promotor enfatizou ainda que as providências em relação aos torcedores detidos estão sendo tomadas, mas elas demandam um pouco de tempo. Essa questão da violência no esporte é um fenômeno mundial e vai exigir uma tomada de posição conjunta. Por aqui o MP e as autoridades de segurança estão fazendo a parte que lhes cabe para garantir segurança ao torcedor potiguar.

“Já há medidas de afastamento e apresentação de alguns no batalhão de choque em dias de jogos, uma das torcidas organizadas que havia assinado um termo de ajustamento de conduta com o MP foi proibida de comparecer às praças esportivas por promoção de distúrbios tanto dentro quanto fora do estádio, contra o presidente do ABC”, explicou Luiz Eduardo Marinho.

Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Fernanda Lima/América de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado