Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore - Por dentro do RN
Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore

Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore

Uma equipe de robótica do SESI Natal formada por alunos do 7ª e 8º ano está participando do torneio de robótica FLL (FIRST LEGO League). Chamado “Jovens Punarés” – em referência a espécie predominante da caatinga, de tamanho curto e agilidade em seus movimentos – os alunos desenvolveram uma embalagem resistente e sustentável, feita de fibra de coco e papel de sementes, além de um sistema em que, quando o consumidor comprar o produto, ele poderá plantar a embalagem para nascer uma planta.

O desenvolvimento do projeto atende ao tema da Temporada FLL deste ano, que foi denominado como ‘Cargo Connect’, que significa transporte de cargas com logística. “Observamos que há um auto índice de embalagens que chegam danificadas na casa do consumidor, e consequentemente o produto também chega danificado, causando prejuízos para a empresa e para o consumidor”, explica Tainá Layla Myrria, que integra o setor de marketing da equipe do Sesi Natal.

“Além disso a maioria das embalagens são feitas com produtos, que prejudicam o meio ambiente e demoram para se decompor, por exemplo, a lata, o papel, o vidro, o alumínio e o plástico”, explica Tainá. Diante disso, a equipe resolveu atuar em prol da dedicação ao meio ambiente, lançando a embalagem.

Embalagem que vira uma planta

Tainá explica que a embalagem vai ser mais resistente, sustentável e vai ajudar no reflorestamento da cidade. Para que isso se concretize, ela explica como o processo se dará. “Isso acontece por conta de um processo biológico que ocorrerá com o papel de sementes. Quando a embalagem for plantada, as sementes do papel irão entrar em contato com o solo e com a água, e de acordo com o tempo de crescimento de cada planta, uma árvore vai nascer. Já a fibra de coco vai servir como nutriente para a planta”, relata.

Equipe também desenvolve um robô

A equipe também está desenvolvendo um robô. “Neste ano, nosso robô é o Super Mouse, que é super colorido, e ainda menor que no ano passado, quando criamos o lilo bot, para lembrar o punaré. O atual, conta com melhores anexos, que facilitam a realização de ainda mais missões em menos tempo”, explica a aluna.

Premiação

Na temporada de 2021, denominada ‘RePLAY’, a equipe conseguiu o troféu de terceiro lugar na regional, além da medalha de participação na competição nacional. Para este ano, a pretensão da equipe é alcançar a etapa nacional, indo competir em São Paulo, e conseguir passar para a etapa internacional, competindo no exterior.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado