Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore

Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore

Uma equipe de robótica do SESI Natal formada por alunos do 7ª e 8º ano está participando do torneio de robótica FLL (FIRST LEGO League). Chamado “Jovens Punarés” – em referência a espécie predominante da caatinga, de tamanho curto e agilidade em seus movimentos – os alunos desenvolveram uma embalagem resistente e sustentável, feita de fibra de coco e papel de sementes, além de um sistema em que, quando o consumidor comprar o produto, ele poderá plantar a embalagem para nascer uma planta.

O desenvolvimento do projeto atende ao tema da Temporada FLL deste ano, que foi denominado como ‘Cargo Connect’, que significa transporte de cargas com logística. “Observamos que há um auto índice de embalagens que chegam danificadas na casa do consumidor, e consequentemente o produto também chega danificado, causando prejuízos para a empresa e para o consumidor”, explica Tainá Layla Myrria, que integra o setor de marketing da equipe do Sesi Natal.

“Além disso a maioria das embalagens são feitas com produtos, que prejudicam o meio ambiente e demoram para se decompor, por exemplo, a lata, o papel, o vidro, o alumínio e o plástico”, explica Tainá. Diante disso, a equipe resolveu atuar em prol da dedicação ao meio ambiente, lançando a embalagem.

Embalagem que vira uma planta

Tainá explica que a embalagem vai ser mais resistente, sustentável e vai ajudar no reflorestamento da cidade. Para que isso se concretize, ela explica como o processo se dará. “Isso acontece por conta de um processo biológico que ocorrerá com o papel de sementes. Quando a embalagem for plantada, as sementes do papel irão entrar em contato com o solo e com a água, e de acordo com o tempo de crescimento de cada planta, uma árvore vai nascer. Já a fibra de coco vai servir como nutriente para a planta”, relata.

Equipe também desenvolve um robô

A equipe também está desenvolvendo um robô. “Neste ano, nosso robô é o Super Mouse, que é super colorido, e ainda menor que no ano passado, quando criamos o lilo bot, para lembrar o punaré. O atual, conta com melhores anexos, que facilitam a realização de ainda mais missões em menos tempo”, explica a aluna.

Premiação

Na temporada de 2021, denominada ‘RePLAY’, a equipe conseguiu o troféu de terceiro lugar na regional, além da medalha de participação na competição nacional. Para este ano, a pretensão da equipe é alcançar a etapa nacional, indo competir em São Paulo, e conseguir passar para a etapa internacional, competindo no exterior.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês