Ubaldo exige iniciativas contra a suspensão da assistência a autistas no Rio Grande do norte

Ubaldo Fernandes declara que 'outdoor presta contas do mandato com amparo na lei'

Usando o horário destinado às lideranças da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (12.abr.2022), o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) criticou a Unimed Natal e planos de saúde pela suspensão do atendimento domiciliar e escolar de tratamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A suspensão ocorre justamente no mês de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul.

“É com muita indignação que venho aqui me somar aos familiares e defensores de pessoas com o espectro autista por essa decisão. Chamo a atenção do Ministério Público, Procon Municipal e Estadual para essa situação. E peço que a Unimed reveja e volte atrás dessa decisão”, disse. O parlamentar cobrou respeito à população e classificou a decisão como arbitrária.

“Me somo aos familiares e defensores dos direitos das pessoas com TEA – devido à suspensão, pela Unimed e outros planos de saúde, dos tratamentos “denver” e “aba” – para crianças que realizam essas terapias em domicílio e no âmbito escolar. Chamo atenção do Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Consumidor e da Saúde, e dos Procons Estadual e Municipal que precisam tomar iniciativas. Eu até penso em suspender meu plano da Unimed em respeito às famílias do Rio Grande do Norte que estão passando por essa situação”, cobrou o deputado.

Ubaldo enfatiza que a justificativa que as empresas de saúde estão dando é que os tratamentos não estão no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS), mas essas pessoas tinham o direito e não podem perdê-lo. “Inúmeras famílias estão desesperadas, porque algumas – acho que até mesmo a grande maioria – mal podem pagar o plano de saúde e agora têm que desembolsar muito dinheiro para judicializar esses casos e possibilitar os tratamentos, que não podem ser suspensos. A Unimed precisa ter sensibilidade. Chamo atenção aqui da sua diretoria que reveja essa decisão. Cadê o MP e Procons?”, criticou Ubaldo.

“O autismo tem um grande espectro de variedade e diversidade de pessoas e da maneira como o TEA caracteriza suas vidas, todas, sem exceção, têm o direito de ter suas terapias atendidas de acordo com o laudo médico. Diante do exposto, os, pais de crianças autistas, ao lado de movimentos sociais estão fazendo uma série de atos e me somo a essa luta importante. Nosso mandato defende essa bandeira e temos ajudado inclusive entidades sérias que atuam no estado, como a nortear de currais novos que foi reconhecida como de utilidade pública por lei de nossa autoria, e que também receberá recursos de emenda parlamentar do nosso mandato”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo