Ubaldo exige iniciativas contra a suspensão da assistência a autistas no Rio Grande do norte

Ubaldo Fernandes declara que 'outdoor presta contas do mandato com amparo na lei'

Usando o horário destinado às lideranças da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (12.abr.2022), o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) criticou a Unimed Natal e planos de saúde pela suspensão do atendimento domiciliar e escolar de tratamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A suspensão ocorre justamente no mês de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul.

“É com muita indignação que venho aqui me somar aos familiares e defensores de pessoas com o espectro autista por essa decisão. Chamo a atenção do Ministério Público, Procon Municipal e Estadual para essa situação. E peço que a Unimed reveja e volte atrás dessa decisão”, disse. O parlamentar cobrou respeito à população e classificou a decisão como arbitrária.

“Me somo aos familiares e defensores dos direitos das pessoas com TEA – devido à suspensão, pela Unimed e outros planos de saúde, dos tratamentos “denver” e “aba” – para crianças que realizam essas terapias em domicílio e no âmbito escolar. Chamo atenção do Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Consumidor e da Saúde, e dos Procons Estadual e Municipal que precisam tomar iniciativas. Eu até penso em suspender meu plano da Unimed em respeito às famílias do Rio Grande do Norte que estão passando por essa situação”, cobrou o deputado.

Ubaldo enfatiza que a justificativa que as empresas de saúde estão dando é que os tratamentos não estão no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS), mas essas pessoas tinham o direito e não podem perdê-lo. “Inúmeras famílias estão desesperadas, porque algumas – acho que até mesmo a grande maioria – mal podem pagar o plano de saúde e agora têm que desembolsar muito dinheiro para judicializar esses casos e possibilitar os tratamentos, que não podem ser suspensos. A Unimed precisa ter sensibilidade. Chamo atenção aqui da sua diretoria que reveja essa decisão. Cadê o MP e Procons?”, criticou Ubaldo.

“O autismo tem um grande espectro de variedade e diversidade de pessoas e da maneira como o TEA caracteriza suas vidas, todas, sem exceção, têm o direito de ter suas terapias atendidas de acordo com o laudo médico. Diante do exposto, os, pais de crianças autistas, ao lado de movimentos sociais estão fazendo uma série de atos e me somo a essa luta importante. Nosso mandato defende essa bandeira e temos ajudado inclusive entidades sérias que atuam no estado, como a nortear de currais novos que foi reconhecida como de utilidade pública por lei de nossa autoria, e que também receberá recursos de emenda parlamentar do nosso mandato”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo