Comissão da Câmara Municipal discute a situação do transporte público para pessoas com deficiência em Natal

Comissão da Câmara Municipal discute a situação do transporte público para pessoas com deficiência em Natal

Os vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal discutiram, em reunião nesta segunda-feira (25.abr.2022), a problemática do transporte público que atinge as pessoas com deficiência em Natal. Além do problema de acessibilidade nos ônibus, a retirada de linhas que passavam próximas ao Centro de Reabilitação Infantil (CRI), no bairro do Tirol, norteou a discussão.

“Infelizmente o transporte público na cidade é um caos para todos os usuários. Precisamos ter transporte, dar acessibilidade e estamos há mais de 60 dias sem as linhas que passavam pelo CRI. Já procuramos a Secretaria de Transporte e até o momento nada foi resolvido. Inclusive, demos a sugestão de utilizar os microonibus disponíveis na Semtas e que estão parados”, disse o vereador Tércio Tinoco (União Brasil), presidente da comissão.

Três linhas passavam nas imediações do CRI. A vereadora Júlia Arruda (PCdoB) reforçou que o acesso a outros equipamentos públicos, como o Hospital João Machado, Tribunal Regional Eleitoral e Parque das Dunas também ficou comprometido.

“Nesse recorte específico para falta de acesso não apenas para o maior centro de reabilitação, mas também para outros equipamentos públicos próximos, considero até falta de humanidade. Recebemos relatos de mães que precisam caminhar até dois quilômetros com seus filhos com deficiência nos braços devido a retirada das linhas”, declarou a parlamentar.

Os vereadores Herberth Sena (PL), Robson Carvalho (União Brasil) e a vereadora Divaneide Basílio (PT) também participaram da reunião, na qual também se discutiu a suspensão do tratamento realizado por meio de Assistentes Terapêuticos (AT) em ambiente escolar e domiciliar por meio do Plano de Saúde Unimed Natal, cujo presidente está sendo convidado a participar da próxima reunião da comissão afim de esclarecer sobre o assunto.

Foto: Reprodução/Francisco de Assis

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês