Operação Penumbra: Polícia Federal e Receita cumprem mandados contra suspeitos de roubo a bancos e lavagem de dinheiro

Operação Penumbra: Polícia Federal e Receita cumprem mandados contra suspeitos de roubo a bancos e lavagem de dinheiro

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal na manhã desta quarta-feira (18) cumpre mandados contra uma suposta organização criminosa suspeita de roubos a bancos, e lavagem de dinheiro. Ao todo, 18 mandados são cumpridos dentro da Operação Penumbra no Rio Grande do Norte e mais quatro estados, nas cidades de Jucurutu (RN), Patos (PB), Chapadão do Sul (MS), Águas Lindas (GO) e Rio de Janeiro (RJ).

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas (UJUDOCrim) do Rio Grande do Norte. Também são previstas medidas de sequestro de contas e bens. Segundo a PF, durante a investigação, também foram levantadas informações sobre esquemas de agiotagem, bem como lavagem de dinheiro oriundo do crime. A Receita Federal realizou uma análise fiscal dos envolvidos.

Os levantamentos comprovaram, ainda segundo a PF, a utilização de laranjas e a suspeita de que empresas de fachada podem ter sido criadas no últimos anos para movimentar a quantia arrecadada pelo grupo criminoso. Também foi apurado a existência de associação entre os investigados, o que configura conduta de organização criminosa, com estrutura hierárquica e divisão de tarefas.

O nome Operação Penumbra remete, segundo a polícia, ao fato de que os alvos “agiam na sombra”, em nome de laranjas e criando empresas de fachada.

Foto: Reprodução/Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês