TRE no Rio Grande do Norte monta comissão para fazer auditoria nas urnas eletrônicas

TRE no Rio Grande do Norte monta comissão para fazer auditoria nas urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) formou a comissão que será responsável por dois dos mais importantes processos de auditoria nas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022: o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade. Os dois processos ocorrerão no dia da eleição.

A composição do grupo foi divulgada nesta quarta-feira (10.ago.2022) no Diário Oficial da Justiça Eleitoral. O grupo será integrado por 10 membros, sob a presidência da juíza Hadja Rayanne de Alencar, com acompanhamento da procuradora da República Cibele Benevides, indicada pelo Ministério Público. Todos os integrantes da comissão são servidores da Justiça Eleitoral.

A partir de agora, partidos políticos têm 3 dias para, se for o caso, impugnar a presença de qualquer um dos membros. Se não houver questionamento, o grupo deverá instalar a comissão em até 30 dias, para planejar e definir o cronograma dos trabalhos. Todo o processo poderá ser acompanhado por entidades fiscalizadoras, incluindo representantes de partidos, candidatos e especialistas em tecnologia, além de militares das Forças Armadas.

No dia da eleição, a comissão fará, em local público, os dois testes em urnas escolhidas por entidades fiscalizadoras ou sorteadas. As urnas submetidas a auditoria serão retiradas das seções onde já estão instaladas e serão levadas para a perícia.

No Teste de Integridade, na mesma hora em que ocorre a votação oficial, números anotados em cédulas previamente preenchidas por qualquer cidadão são digitados, um a um, nas urnas eletrônicas. Paralelamente, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador. Concluído o teste, às 17h, o resultado é apurado na urna eletrônica e confrontado com o obtido através da apuração manual.

Essa comparação é feita com o intuito de aferir se o voto eletrônico funcionou adequadamente e se os votos em papel, digitados na urna, foram os mesmos registrados pelo aparelho. Até hoje, o resultado nunca foi divergente. Desta vez, como nas outras eleições, a auditoria nas urnas será filmada e transmitida ao vivo. Qualquer cidadão pode acompanhar este processo.

Já no Teste de Autenticidade, a equipe confere publicamente se estão instalados na urna da seção os sistemas oficiais da Justiça Eleitoral. Entidades fiscalizadoras ou qualquer pessoa interessada podem indicar um programa para conferir os sistemas da Justiça Eleitoral.

Foto: Abdias Pinheiro/ASCOMTSE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado