Acessibilidade, boa música e inclusão marcam a segunda noite do Festival Mada

Acessibilidade, boa música e inclusão marcam a segunda noite do Festival Mada Gustavo Guedes

Assim como na abertura, dia 23, segunda noite do Festival Mada contou com tradutores de Libras nos shows, além do acesso aos equipamentos e lista trans-free.

O Festival MADA encerrou a edição dos 24 anos neste sábado (24.set.2022) deixando o legado como grande catalisador de tendências musicais e agregador em equidade de gênero, além de inovar na produção de conteúdo e no protagonismo da nova identidade da música pop brasileira.

Acessibilidade, boa música e inclusão marcam a segunda noite do Festival Mada
Foto: Gustavo Guedes/Por Dentro do RN

Em sua edição de 24 anos, o evento mostrou que tem fôlego de sobra para mais duas décadas. Com um público estimado em 25 mil pessoas nas duas noites, o festival acertou em suas apostas, compondo um line up de artistas e bandas de projeção nacional e internacional com seus trabalhos singulares, como Gloria Groove, Emicida, Josyara e Terno Rei, que se apresentaram na sexta (23.set.2022) e Linn da Quebrada, BaianaSystem, Mayra Andrade (Cabo Verde) e Luísa e os Alquimistas no sábado. Luísa que, inclusive, chegou ao posto de primeira headliner natalense na história do festival. Além disso, trouxe o que há de melhor na música periférica da cidade nos afters com Pajux, Elisa Bacche, Javita, Iguia T na sexta, e o Baile do DK no sábado.

Acessibilidade, boa música e inclusão marcam a segunda noite do Festival Mada Gustavo Guedes
Foto: Gustavo Guedes/Por Dentro do RN

Assim como na sexta-feira, 23, a segunda noite do Festival MADA contou com tradutores de Libras nos shows, além de acessibilidade e lista trans-free. Para o produtor à frente do festival, Jomardo Jomas, é preciso entender o acesso como algo integral, para todas as pessoas. “O MADA com sua história não poderia ser diferente, a inclusão é uma responsabilidade de todos e cada vez é mais necessário quebrar as barreiras. A música tem esse papel agregador”, disse.

Quem estava à procura de novas batidas perfeitas, certamente encontrou. Foi um fim de festa marcada pelo encontro de ritmos, danças, sons e culturas, com pontos de destaque para o show inédito da cantora Mayra Andrade, a cabo-verdiana mais celebrada da atualidade, a estreia do Afrocidade nos palcos natalenses e o lançamento do novo álbum de Luísa e Os Alquimistas. Assim como a apresentação sempre poderosa do BaianaSystem, com sua estética afro futurista no encontro da guitarra baiana com os ritmos jamaicanos, latinos e africanos. Elementos também presentes no show disruptivo e combativo de Linn da Quebrada

Luísa Nascim agita segunda noite do Festival Mada
Foto: Divulgação/Rogério Vital
Linn da Quebrada
Foto: Divulgação/ Rogério Vital

A segunda noite do Festival MADA foi aberta por Uma Senhora Limonada e Fortunato e os Jovens de Ontem, grupos que estão renovando a cena natalense. O primeiro, incorpora pop, rock, folk e elementos regionais. Já Fortunato trouxe ao palco a banda Frevo do Xico, em um casamento do pop rock e MPB com o frevo. As guitarras e psicodelia tiveram seu bom momento com a Boogarins, uma das bandas mais destacadas do indie rock brasileiro. Foi o contraponto para a big band baiana Afrocidade.

Sra. Limonada segunda noite do Festival MADA
Foto: Divulgação/Rogério VItal
FORTUNATO 7
Foto: Divulgação/Rogério VItal

Oriunda de Camaçari, região metropolitana de Salvador, ela é uma das responsáveis pela renovação da música preta na Bahia. O combo percussivo levou o público a formar a primeira “roda” da noite. Carisma de sobra para vir mais vezes a Natal. Aguardem o próximo verão. O prenúncio da estação, entretanto, ficou no som da mineira Marina Sena, um dos nomes do indie pop atual. Marina trouxe sucessos do seu disco de estreia “De Primeira” com sucessos como “Por Supuesto” e “Me Toca”, além de “Ombrim”, essa última de quando era cantora da banda Rosa Neon.

Afrocidade
Foto: Divulgação/Rogério VItal

Mas a noite foi arrebatada por Mayra Andrade, cantora de Cabo-Verde, país africano de língua portuguesa, atualmente radicada em Portugal. Mayra trouxe sua primeira turnê ao Brasil e o MADA foi o palco de encerramento. Grávida de sete meses, ela apresentou um show impecável, cantando em seu português perfeito, como também no dialeto crioulo, francês e espanhol. Universalidade e riqueza de sua música foram uma lufada de renovação. 

Na plateia estavam também conterrâneos de Cabo Verde que fizeram a festa agitando a bandeira de sua terra natal. Segundo o produtor de Mayra Andrade, Joa Azria, a caravana de cabo-verdianos recebeu uma ajudinha do consulado de Cabo Verde em São Paulo, para a turma acompanhar todos os shows. “Cabo Verde marcou presença durante essa tour e foi incrível poder receber nossa linda comunidade em todas as paradas que fizemos”, comentou Joa. 

Chegou o momento de BaianaSystem voltar ao MADA pela quarta vez. Vestidos nas cores de preto e vermelho, o grupo trouxe o show Sulamericano, o qual mergulha ainda mais na ancestralidade afrolatina. A banda cantou músicas do álbum OXEAAXEEXU, lançado no ano passado, e dos discos anteriores. Momento certo para abrir a roda na plateia e dançar como um Saci. A surpresa para um show já tradicional em Natal foi a presença da cantora chilena Claudia Manzo.

BAIANA SYSTEM 16
Foto: Divulgação/Rogério Vital

 

Destaque histórico para a apresentação da banda Luísa e os Alquimistas com o lançamento do álbum Elixir. A potiguar Luisa Nascim é a primeira frontwoman a ocupar um dos lugares de maior destaque da cultura dos festivais: o encerramento de um palco. Embalados por ritmos latinoamericanos, a banda manteve a energia tropicalista que regeu a noite, mesclando elementos da música pop à diversidade linguística. 

LUISA E OS ALQUIMISTAS 8
Foto: Divulgação/Rogério Vital

Tudo a ver com as palavras de ordem, a percussão afrolatina e a potência da música eletrônica elementos que Linn da Quebrada apresentou para o público do festival. A multiartista encerrou o segundo palco do MADA com a participação já esperada de Luísa Nascim na faixa ‘Dispara’ seguida dos beats progressivos de ‘Pense & Dance’ com participação de Potyguara Bardo, surpresa absoluta do público. 

A after party da segunda noite do Festival MADA ficou sob o comando de Danilo Kauan e o Baile do DK, um espetáculo teatral que potencializou sucessos do funk brasileiro por meio de um ballet sincronizado, cenografia, iluminação e um anfitrião que deixou claro qual era o seu papel no festival. 

O MADA 2022 é uma realização do MADA Produções e contou com patrocínios da Coca-Cola, Brisanet, Unimed Natal e Cerveja Tiger e com apoio da Prefeitura de Natal e InterTV. Para acesso à Arena das Dunas, o festival terá como exigências o comprovante de vacinação com, pelo menos, duas doses ou dose única, junto com documento de identificação com foto. Vendas, na Sympla – aqui , Loja Sem Etiqueta do Natal Shopping e Ecológica do Midway Mall.

O que rolou na primeira e segunda noite do Festival MADA

SEXTA 23/09

V Motta Feat A.V.S. e Fernanda Azevedo

Cazasuja feat Amen Ore

Projeto Retrovisor

Josyara

Terno Rei

Potyguara Bardo

Letrux

Emicida 

Gloria Groove

Djonga

Pajux B2B Iguia T (after)

Janvita B2B Elisa Bacche (after)

SÁBADO 24/09

Fabiano Nasi

Uma Senhora Limonada

Fortunato e os Jovens de Ontem convida Frevo do Xico 

Boogarins

Afrocidade

Don L

Marina Sena

Mayra Andrade 

BaianaSystem

Luísa e Os Alquimistas 

Linn da Quebrada

Baile do DK

Foto: Gustavo Guedes/Por Dentro do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês