Decisão final de nomear o reitor caberá ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou uma consulta pública para eleição dos cargos de reitor e vice-reitor da instituição, para gestão 2023 – 2027. O professor José Daniel Diniz Melo e seu vice, Henio Ferreira de Miranda, foram reeleitos em consulta pública à comunidade acadêmica, que aconteceu na terça-feira (8.nov.2022).
A eleição contabilizou 6.893 votos, sendo 6.421 válidos, 270 brancos e 202 nulos. Apesar da votação, ela não é garantia de nomeação do reitor e sim um indicativo da academia. Para ser validada é necessário que seja enviado ao Ministério da Educação (MEC) uma lista tríplice, para que o Presidente da República realize a nomeação para os cargos.
O Conselho Universitário (Consuni) – órgão máximo da universidade – deverá se reunir no dia oito de dezembro para escolher esta lista tríplice. Segundo a instituição, as outras duas chapas deverão ser definidas durante esse encontro.
Segundo a UFRN a lista tríplice só deverá chegar em Brasília em janeiro de 2023, ficando a cargo do Presidente Eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão.
Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.