Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho debate a revolução 4.0 no setor

Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho debate a revolução 4.0 no setor

O 24º CONEST reúne público de 600 participantes e representa a maior edição de todos os tempos

Nesta semana, a cidade do Recife é a sede do 24º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (CONEST), cujo tema é “A Evolução da Engenharia de Segurança do Trabalho no Contexto da Revolução 4.0”. O encontro, que teve início nesta segunda-feira (21) e vai até hoje (23/11), visa o debate aberto e democrático para o desenvolvimento prevencionista na área de segurança do trabalho.

No primeiro dia, o diretor do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), Mário Velindro, anunciou que vai promover cursos e ações de formação com a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST). “Essa parceria vem possibilitar a transmissão de conhecimentos com uma entidade brasileira muito relevante numa área da engenharia que é para nós uma prioridade”, enfatizou.

O protocolo se insere no conjunto de ações que o ISEC tem desenvolvido este ano para construir relações com universidades brasileiras, que são os cursos de dupla titulação com as instituições. “Pessoas que pretendem estudar fora, principalmente em Portugal, podem aproveitar essa oportunidade também para fazer um intercâmbio de conhecimento”, ressalta Benvenuto Gonçalves, diretor da ANEST.

CONEST

Realizado anualmente pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), este ano em conjunto com Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (AESPE), o evento técnico-científico conta com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, como os especialistas de Portugal Miguel Corticeiro, Marta Vasconcelos e Helder Simões.

A programação abarca trabalhos científicos aceitos de todo país, além de minicursos. É estimado durante esses três dias um público de 600 pessoas em que os participantes puderam escolher o formato on-line ou presencial. O congresso ocorre no Centro de Eventos Recife, localizado no bairro de Imbiribeira.

Benvenuto Gonçalves, natalense à frente da ANEST em seu segundo triênio, ressalta que “o CONEST é o maior congresso de engenharia de segurança do trabalho do Brasil e um dos maiores do mundo, reunindo empresários, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros do trabalho, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, entre outros”.

Em 2018 o CONEST foi realizado em Natal e sua última edição ocorreu na cidade de Londrina – PR, em novembro do ano passado. É um evento que vem crescendo e tem se tornado o maior do país na área de segurança e saúde do trabalho. Uma oportunidade para profissionais e estudantes interessados na temática receberem uma atualização técnica, científica e legislativa.

Revolução 4.0 ou Quarta Revolução

A Revolução 4.0 vem para somar esforços na garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Isso requer uma adaptação dos profissionais e é por isso que um congresso nacional de engenharia de segurança do trabalho como esse contribui para a qualificação profissional, facilitando a integração com as novas tecnologias”, enfatiza o presidente da AESPE, Audenor Marinho.

ANEST

Neste mês de novembro a ANEST completa 38 anos e tem como principal objetivo a defesa dos interesses de todos os engenheiros de Segurança no Trabalho no país.

Serviço

24º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (CONEST)
Data: 21 a 23 de novembro de 2022
Local: Centro de Eventos de Recife / PE (Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS)
Site: https://conestbrasil.com.br

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês