Terceiro Movimento da Nona Sinfonia de Beethoven será coreografada por grupo Movidos
O Grupo Movidos Dança se apresenta com Orquestra Sinfônica do RN amanhã (30), às 19h30, no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo) e tem entrada gratuita. A OSRN interpreta pela primeira vez a Nona Sinfonia de Beethoven, uma das obras mais conhecidas e aclamadas do mundo. O terceiro movimento da sinfonia será coreografado pelo grupo Movidos.
Criada em 1824, por Ludwig van Beethoven, a sinfonia, que abraça o público em cada nota, será interpretada na íntegra, de forma inédita, pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico.
O Movidos é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal/RN que tem por objetivo promover a nova perspectiva para a dança, a partir da investigação da identidade de corpos diversificados, sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. A principal ideia defendida pelo grupo é que todos os corpos podem fazer dança.
O grupo iniciou suas atividades na construção dramatúrgica da dança no ano de 2018 e, desde então, se dedica aos estudos de movimentos da dança contemporânea, com a proposta, cada vez mais aberta, de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados de pessoas com e sem deficiência.
“Participar deste concerto e criar uma obra coreográfica exclusiva para o terceiro movimento da Nona Sinfonia de Beethoven, é um desafio para o Movidos. E nós gostamos de desafios. Esse encontro integra a proposta do Edital Transformando energia em cultura de unir ações dos projetos contemplados. Estamos muito felizes por concretizar essa participação junto a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, será um evento cultural que marcará a história do Rio Grande do Norte“, comemora a produtora do grupo, Tatiane Fernandes.
Sobre o evento
O concerto conta com quatro solistas convidados: Ariadne Mendes – RN (Mezzo Soprano), Gabriela Ramos – DF (Soprano), Hélenes Lopes – PA (Tenor) e Johnny França – SP (Barítono); e ainda: Coro 100 vozes, preparado pelo maestro Janilson Batista – Coral Harmus; maestro Eli Cavalcante – Coral Canto do Povo; e maestro Paulo Ritzel – Coro Canto Paramirins.
O evento também promove uma campanha de arrecadação de alimentos que serão doados a instituições parceiras da Humana Saude e Hospital do Coração. A doação não é obrigatória, mas é um convite à solidariedade. Os ingressos são distribuídos gratuitamente ao público através do Sympla. Também haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia do espetáculo, por ordem de chegada do público. Como o local é aberto, a capacidade de público será ampliada para que todos presentes possam assistir, mesmo que não estejam sentados.
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza a temporada 2022, através do projeto Movimento Sinfônico e o Grupo Movidos realiza o projeto Movidos à Dança, ambos, mediante iniciativa do Instituto Neoenergia, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Lei Câmara Cascudo; este concerto conta também com o patrocínio da Humana Saúde e do Hospital do Coração. O projeto Movimento Sinfônico é uma produção da MAPA Realizações Culturais e conta com o apoio dos restaurantes: La Cachette e Tábua de Carne; da G7 Comunicação e da Lado A Design.
Serviço:
Movimento Sinfônico 2022 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
Quando: 30 de novembro (quarta-feira)
Onde: Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo (Centro Administrativo)
Horário: 19h30
Ingressos: Site Sympla (acesse o link no Instagram oficial da OSRN)
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.