Jean Paul renuncia como senador pelo RN e suplente pode assumir mandato de apenas 5 dias

Jean Paul renuncia como senador pelo RN e suplente pode assumir mandato de apenas 5 dias

Suplente é Theodorico Netto, que, caso assuma, fica no cargo até 31 de janeiro, quando se encerra o mandato

Nome aprovado no Conselho da Petrobras para assumir a presidência interina da estatal, Jean Paul Prates (PT) renunciou ao cargo de senador federal pelo Rio Grande do Norte.

A carta de renúncia foi assinada por ele na quarta-feira (25) e publicada na edição desta quinta (26) do Diário Oficial do Senado.

Ao passo que o cumprimento, sirvo deste expediente para comunicar-lhe, nos termos do art. 29 do Regimento Interno do Senado Federal, a minha renúncia ao mandato de Senador da República pelo Rio Grande do Norte na 55ª e 56ª legislatura”, escreveu o ex-senador em carta enviada ao secretário-geral da Mesa do Senado, Gustavo Saboia Vieira.

A renúncia acontece a cinco dias do fim do mandato legislativo do ex-senador, que se encerraria no dia 31 de janeiro.

O suplente dele é Theodorico Netto, de 61 anos, que é potiguar natural de Santa Cruz (RN). Caso ele tome posse, ficará no cargo neste período. O g1 tentou contato com ele, mas não teve sucesso até a atualização mais recente desta reportagem.

No dia 1º de fevereiro, os novos senadores eleitos tomam posse. No Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL) assume a cadeira.

Os outros dois representantes do estado são Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD). Eleitos em 2018, o mandato dos parlamentares começou em 2019 e vai até 2027.

Histórico da vaga

Theodorico é o segundo suplente que pode assumir a vaga, dessa vez deixada por Jean Paul Prates – o suplente ainda não teve a posse confirmada pelo Senado.

A primeira mudança aconteceu em 2019. Eleita em 2014 como senadora, Fátima Bezerra renunciou ao cargo em 2018 para disputar a eleição ao governo do Rio Grande do Norte, sendo eleita naquela oportunidade – e reeleita em 2022.

O primeiro suplente, Jean Paul Prates, então, assumiu o cargo naquela altura. Em 2020, ele chegou a sair candidato a prefeito de Natal, mas acabou derrotado.

A renúncia ao Senado Federal é necessária para que Jean Paul Prates assuma a presidência da Petrobras. O Conselho de Administração da estatal aprovou, por unanimidade, nesta quinta o nome dele para a presidência interina. Jean ainda precisa ser aprovado por uma Assembleia de Acionistas, o que deve acontecer perto de abril.

Foto: Beto Barata/Agência Senado
Do G1 RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo