Porto Indústria Verde no RN ganha apoio federal

Porto Indústria Verde no RN ganha apoio federal

Durante visita ao estado, ministro anunciou a inclusão do projeto na agenda presidencial; potencial é de gerar 50 mil empregos

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira, 17, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O ministro veio ao Rio Grande do Norte para conhecer as instalações do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e do Porto de Natal.

A operação e gestão do aeroporto será novamente leiloada em certame marcado pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac no próximo dia 19 de maio. A nova licitação acontece após o atual gestor, o grupo Inframerica, ter desistido do negócio em 2020, alegando prejuízo financeiro oito anos depois de iniciar as operações. A concessão pública era para 28 anos.

O aeroporto tem capacidade para receber 6 milhões de passageiros por ano, tem 8 pontes de embarque e opera voos nacionais e internacionais. O Terminal de Cargas Brasil – TCB do aeroporto foi projetado para receber diversas modalidades de carga doméstica e internacional. A área total do TCB Natal é de 18 mil m², com mais de 4 mil m² de área construída. A estrutura possui tecnologia de ponta e pode processar cargas diversas.

Porto Indústria Verde

Fátima Bezerra solicitou ao ministro apoio para a implantação do Porto Indústria Verde. O Governo do RN já elaborou os estudos de viabilidade técnica, ambiental e localização que apontam o município de Caiçara do Norte como o melhor local. A gestão estadual pleiteia a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o equipamento através de parceria com a iniciativa privada.

O Porto Indústria Verde vai funcionar como base para a produção de equipamentos e energias renováveis no mar – off shore – e exportação de hidrogênio e amônia verde. “Temos uma grande oportunidade que não podemos deixar passar. Neste momento em que o mundo está em mudança da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e poluentes, para energia limpa, o nosso Estado tem as melhores condições para a geração de energias renováveis“, afirmou Fátima Bezerra.

Ela acrescentou que o Estado fez os estudos em parceria com a UFRN e mantém contato com possíveis investidores. “O Porto Indústria Verde é pensado para servir como apoio à indústria das energias renováveis, fabricação e montagem de equipamentos e exportação. O Rio Grande do Norte tem condições privilegiadas e o menor custo do mundo para produção de energia limpa, tanto que já temos grupos interessados“, afirmou a Governadora.

A previsão é que nos primeiros quatro anos, o Porto-Indústria Verde vai gerar 25 mil empregos e, a partir do quinto ano, 50 mil empregos. A capacidade de geração de energia limpa offshore no RN é de 140 gigawatts, o equivalente à produção de dez usinas hidrelétricas de Itaipu, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

O ministro Márcio França confirmou a nova licitação para 19 de maio e o interesse da gestão federal na maior participação de empresas concorrentes. O ministro se comprometeu em incluir na agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à China o reforço na prospecção de investidores para o Porto Indústria Verde.

A governadora do RN foi a primeira pessoa que recebi ao assumir o ministério em Brasília. Ela me relatou a situação do aeroporto de São Gonçalo e o projeto do Porto Indústria. O Governo do RN fez um excelente trabalho prévio, tanto para a relicitação do aeroporto, quanto para a implantação do novo porto. Isto economiza tempo e esforços e nos estimula a buscar as soluções“, declarou Márcio França.

Foto: Elisa Elsie – Assecom/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal